Opinião

Paul Klee e o seu percurso inovador


A arte representa a suprema capacidade do ser humano em transpor os limites da realidade, enfocar aspectos reveladores da sensibilidade poética existente nos meandros da complexa convivência social, resgatar o fluxo vital das conexões humanas com a natureza na sua ampla gama de confrontos.


O próprio ser reflete toda a problemática existencial com uma carga de expectativas, desilusões, conquistas, questionamentos filosóficos e uma tremenda capacidade de superação, traduzidas pelas sutilezas da linguagem artística.

Senecio 1922

Paul Klee (1879-1940) artista suíço dos mais representativos do século XX teve um percurso singular, permaneceu independente, apesar de suas incursões no surrealismo, no expressionismo, no cubismo e no construtivismo, mas seu objetivo primordial era avançar na abstração contestando os moldes tradicionais da pintura.

Paul_Klee: Glass Facade

Amava o teatro, da grande ópera ao teatro de fantoches, formando um imaginário repleto de enigmas e símbolos, aliás, em algumas de suas obras surgem personagens circenses como o equilibrista ou o acrobata evidenciando a fragilidade humana frente a complexidade da vida.

Flora on sand

Frequentou a Academia de Belas Artes de Munique e aos poucos foi descobrindo a importância de Van Gogh, Cézanne e Ensor, admirava também Robert Delaunay. Nessa cidade participou do grupo expressionista Cavaleiro Azul/ Der Blaue Reiter (1911-1914), juntamente com Wassily Kandinsky, Franz Marc e Auguste Macke e posteriormente do núcleo Die Blaue Vier/ Os Quatro Azuis (1923).


Klee é considerado um dos introdutores do abstracionismo ao lado de Kandinsky entre tantos nomes consagrados que revolucionaram a arte. A mostra é de certa forma uma retrospectiva, o visitante se defrontará com o seu percurso, um desenvolvimento surpreendente, realçando aspectos variados como seu interesse pelo teatro, além de suas análises políticas ou a instigante série de desenhos abordando o tema dos anjos.

A pintura de Paul Klee é calcada em princípios artísticos na qual os elementos gráficos de linha com os planos de cores e o espaço são os que movem a energia mental do artista.


Sua atuação como professor na Bauhaus (Weimar e Dessau), no período de 1917 a 1930, foi marcante desenvolvendo um brilhante trabalho, reconhecido tantos pelos alunos como pelos colegas, várias mentes revolucionárias que oxigenaram o panorama cultural da época.

Museum Paul Klee

A sua obra busca sempre a essência das coisas, penetra no âmago para depois fluir na leveza das cores e na intensidade do ritmo das formas, admirador de Bach e Mozart, perpetuou incursões magníficas na pintura, criando um obra admirada por muitos, colecionada por poucos.


Veja também



Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
José Henrique Fabre Rolim

Jornalista, curador, pesquisador, artista plástico e crítico de arte, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisantos (Universidade Católica de Santos), atuou por 15 anos no jornal A Tribuna de Santos na área das visuais, atualmente é presidente da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), colunista do DCI com matérias publicadas em diversos catálogos de arte e publicações como Módulo, Arte Vetrina (Turim-Itália), Arte em São Paulo, Cadernos de Crítica, Nuevas de España, Revista da APCA e Dasartes.

Recent Posts

‘Poéticas do Silêncio’, exposição de Marlene Chade na Galeria Sergio Caribé – SP

Marlene Chade inaugura a exposição 'Poéticas do Silêncio' no dia 16 de dezembro, às 19h,…

2 dias ago

Pantone anuncia a Cor do Ano de 2026 e divide opiniões

Pantone anuncia sua Cor do Ano de 2026 e, como acontece a cada ciclo, movimenta…

3 dias ago

Paço Imperial inaugura a exposição “Gilberto Salvador – Geometria Visceral” e traz obras táteis

Gilberto Salvador ganha destaque no Paço Imperial, que inaugura na próxima terça-feira, 9 de dezembro…

3 dias ago

Manto da Apresentação, de Bispo do Rosário, recebe restauro e participa de exposições pela Europa

Bispo do Rosário tem sua obra mais emblemática, o “Manto da Apresentação”, iniciando os primeiros…

3 dias ago

Dalton Paula, único artista brasileiro na Power 100 da ArtReview, sobe para a 68ª posição na lista de 2025

Dalton Paula solidifica sua posição como uma das figuras mais influentes da arte contemporânea global…

3 dias ago

Exposição “Demonstra: pela poética def” no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo

Centro Cultural Fiesp recebe a exposição “Demonstra: pela poética def”, que reúne obras de Lua…

3 dias ago