Opinião

O que é Exclusivo?

Texto da artista Flávia Mesquita.

Por Equipe Editorial - janeiro 28, 2022
201 0
Pinterest LinkedIn

Exclusivo é um adjetivo que qualifica algo que é privilegiado, ou seja, que não está inserido numa generalidade. Este termo também pode ser usado para se referir a algo que é único, feito para uma pessoa em específico. Num mundo tão integrado, a exclusividade se transformou num item de muito valor. Um design exclusivo sugere seleção, unidade, especialidade.

No cenário das artes, como em todos os outros, temos objetos feitos para o consumo de muitos, produzidos em escala, e aqueles que são únicos. Feitos só para você, por exemplo.

Há semanas atrás, recebi o contato de um agente querendo trabalhos artísticos exclusivos para contrastar com aqueles em série que costuma oferecer a seus clientes. Expliquei a ele que só produzo trabalhos únicos, alguns com a liberdade de reprodução numa cor ou num tamanho diferente. Ele achou de início a ideia muito boa, mas esqueceu-se de que trabalhos únicos tem um custo que não se dilui em números de peças. Penso que isso é recorrente no pensamento das pessoas, quando pensam em Arte. Porque Arte é tão cara?

A produção de um trabalho artístico, dependendo de sua complexidade e proposta, demora, muitas vezes, dias, semanas, ou até meses para sua completa elaboração. Para uma única peça. A sua peça. Que vai estar em seu ambiente ou coleção por décadas ou gerações. De forma exclusiva, entra na sua história, como parte de todas as escolhas de vida feitas por você. E nesse processo, onde a arte se mistura à sua história, se realiza o sentido da palavra inestimável.

Vale lembrar que o trabalho do artista é para ele, em princípio, inestimável. É tarefa difícil mensurar um valor para suas intuições, seus conceitos, sentimentos e certezas, expressos em materiais, cores e formas. Mas vivemos realidade, e nela é preciso mensurar. Nem tudo que é caro é exclusivo, mas tudo que é exclusivo tende a ser


Veja mais sobre a artista


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários