Categories: FotografiaPintura

A fantástica galeria que você precisa ver em Washington.

De famosos presidentes a famosos falsos presidentes,  a National Portrait Gallery abriga os ícones que fazem parte da cultura americana.

Como não poderia deixar de ser, Washington DC, capital dos EUA, abriga um museu bastante específico e sempre com recordes de público: The National Portrait Gallery, ou galeria de retratos. Esse museu, faz parte do gigantesco conglomerado Smithsonian, uma das instituições culturais mais poderosas do mundo, com museus para todos os tipos e gostos.

Como o próprio nome diz, é uma coleção de retratos, desde os clássicos aos contemporâneos. Os retratados são pessoas que fizeram parte da história dos EUA e contribuíram de alguma maneira para a construção do país, seja na área da educação, política, entretenimento, etc.

Arnold A. Newman – “Andy Warhol” Fotografia – 1971

A grande vedete é sem dúvidas a coleção de retratos dos presidentes americanos.
George Washington, pintado em 1795 por Gilbert Stuart, foi a primeira obra a ser adquirida e assim iniciou-se a coleção de fotografias, gravuras , esculturas e todos os tipos de mídia, que hoje conta com um acervo de mais de 22 mil itens.
A partir de 1990, o Instituto Smithsonian passou a comissionar artistas para pintar o presidente em exercício na Casa Branca. Todos os retratos anteriores dos presidentes americanos foram adquiridos ou recebidos em doação.

A Casa Branca possui um acervo oficial próprio dos retratos dos presidentes americanos e frequentemente as duas instituições trabalham em conjunto emprestando mutuamente trabalhos para exibições específicas.

As expectativas agora estão voltadas para saber se o próximo retratado será a primeira mulher a ocupar a presidência norte-americana, ou aquele senhor que já teve recentemente divulgado seu desenho nu em pelo. Que os céus nos protejam….

 

Shepard Fairey Color screen print – 2008

Para comprovar que os EUA é antes de tudo um país de entretenimento, não poderia faltar nas paredes do museu o retrato de um dos “presidentes” mais polêmicos da atualidade: Frank Underwood. Quem é fã do seriado da Netflix, – House of Cards – sabe do que eu estou falando.

Veja também

 

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Gabriela Albuquerque

Com formação em Letras e Crítica e Curadoria de Artes, Gabriela é daquelas pessoas que caminha pelo mundo prestando atenção em linhas, formas, cores e sons. Atualmente mora na capital dos EUA , Washington DC, de onde irá compartilhar impressões e descobertas dentro desse universo incrível que só a arte proporciona.

Recent Posts

Exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação” no MAR

"Nhe'ẽ Porã: memória e transformação" estreia no Museu de Arte do Rio apresentando as belezas…

7 horas ago

Exposição “Desafio Salvador Dalí” chega a São Paulo em maio

"Desafio Salvador Dalí", dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol, chega…

7 horas ago

Obras de arte expostas no Metrô de São Paulo são restauradas

Obras de arte de Renina Katz e Waldemar Zaidler, expostas na Estação Sé do Metrô…

7 horas ago

Caravaggio: a verdade dramática

Uma das personalidades mais fascinantes da História da Arte, que encarnou o artista em conflito…

8 horas ago

8 Tendências de arte estranhas na história da arte

Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…

8 horas ago

Como Mondrian se tornou abstrato

Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…

9 horas ago