Arte de Rua

Choque Cultural apresenta: “Organofagia”

Por Equipe Editorial - setembro 18, 2012
2474 0
Pinterest LinkedIn

Acervo da Choque Cultural recebe exposição “Organofagia” do artista NOVE

A partir do dia 19 de setembro, às 19h, o artista João Paulo, conhecido como Nove, apresenta a exposição “Organofagia” no Acervo da Choque Cultural. Nesta, que é a segunda exposição individual do artista na galeria, ele traz para o ambiente expositivo suas vivências nas ruas de São Paulo, transformando materiais encontrados pela cidade em suportes para apresentar suas pinturas.

Tudo começa na própria ação da coleta que o artista faz por materiais que se encontram na cidade. Como Nove mesmo define, trata-se de um percurso sensível e epistemológico em que ele recolhe das ruas o que, de alguma forma, possa se transformar na melhor fonte de comunicação entre a sua obra e sua ação artística. Conceitualmente, o deslocamento destes suportes, são a gênese do trabalho de Nove que é extensão do que a rua, suas vivências, rastros, marcas e memórias podem trazer enquanto referência social e cultural.

Metal, madeira e concreto transformam-se em telas que abrigam suas pinturas feitas em tinta spray e tinta acrílica, valorizando a matéria em seu estado bruto, com as marcas de um processo natural de decomposição. “A beleza está na deterioração, na ação do tempo e dos elementos naturais sobre esses objetos. A união destes elementos orgânicos, como o tempo de duração, a chuva, o sol, o vento e a poluição, que transformam estado inicial do objeto, se aderem naturalmente à minha pintura”, explica Nove.

O nome que a exposição leva está relacionado diretamente ao processo de criação de suas obras. “Organofagia” remete tanto ao uso desses materiais orgânicos, quanto à ruptura da deterioração desses elementos, que acontece quando a ação artística de Nove consome esses objetos e os transforma em arte.

Como parte da exposição, o artista também fez a nova fachada do Acervo da Choque Cultural, uma pintura fluída e com forte presença da água na composição, de uma linguagem orgânica em simbiose com a geometria livre e abstrata, características continuamente presentes nas obras de Nove.

NOVE
João Paulo, mais conhecido por NOVE, nasceu em São Paulo, em 1983. Aprendeu a pintar nas ruas de São Paulo, fazendo graffiti com os amigos. Faz parte da nova geração de artistas que tem a pintura, como principal via expressiva. Nove equilibra muito bem as experiências de estúdio e as das intervenções urbanas, explorando suportes inusitados, como pedaços de móveis que encontra nas suas andanças.  

Sobre a Choque Cultural
A Choque Cultural é um projeto contemporâneo de arte, sediado em São Paulo desde 2003 e mantido pelos e curadores Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta e Mariana Martins. O principal objetivo da Choque Cultural é recepcionar a grande população jovem que está cada vez mais interessada em arte. “O compromisso da galeria é com a energia, a emoção, o espírito, fundamentos capazes de transformar a arte numa coisa legal, pop e real”, define Baixo Ribeiro.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários