Artes Plásticas

Intervalo

Por Paulo Varella - julho 26, 2012
2050 0
Pinterest LinkedIn

Quem é o artista? Marcelo Amorim
O que vai ter na exposição? Desenho, pintura, fotografia, gravura e vídeo, realizados nos últimos cinco anos
Até quando? 01 de setembro

Marcelo Amorim apresenta a exposição “Intervalo” na Galeria Jaqueline Martins

Em “intervalo”, o artista Marcelo Amorim faz da apropriação e da prática de colecionar imagens a estrutura de sua poética.

A Galeria Jaqueline Martins exibe a exposição “Intervalo” do artista goiano radicado em São Paulo Marcelo Amorim. Marcelo ocupa os dois pavimentos da galeria com um gabinete de curiosidades, no qual apresenta uma série de trabalhos. As obras estão caracterizadas pela intertextualidade entre as mídias – transformação e construção de fotografias pré-existentes, levantando questões sobre as possibilidades de processamento e significação da imagem. O sentido dos signos e símbolos retirados do imaginário que cercam a cultura de massa e a vida cotidiana expressam a lógica da produção de Amorim, que amparado na apropriação de imagens coletadas em sebos, ilustrações e imagens de cinema e publicidade, entre outros, recupera retalhos de memórias afetivas que simbolizam o passado de forma inexorável.

As imagens, que antes pertenciam a um objetivo,  podem se transformar em pinturas, desenhos, vídeo, fotografias e gravuras, colocando em pauta as questões da originalidade, da autenticidade e da autoria da obra de arte, além de  questionar a natureza da arte e sua definição. Marcelo Amorim reinterpreta estas imagens, reiterando sentidos ou conferindo a elas novas apresentações, contextos e significados, associando-lhes.

Marcelo Amorim já exibiu suas obras em individuais no Centro Cultural São Paulo (2008) e na Galeria Oscar Cruz (2010), participou de diversas mostras coletivas em instituições como Sesc Pompéia (2007, 2008), Juan fototeca Malpica Mimendi (2008), Sesc Pinheiros (2009), Museu Victor Meirelles (2009), Carpe Diem Art and research (2009), e Memorial da América Latina (2010), entre outras.

A galeria Galeria Jaqueline Martins, aberta em 2011, representa artistas emergentes e artistas da recente história da arte brasileira dando destaque para a politizada arte conceitual dos anos 70, como Daniel Nogueira, Genilson Soares, Dudu Santos, Nara Amelia, Ronaldo Aguiar, Azeite de Leos, Alex Vallauri, Marcelo Amorim e Edwin Sanchez.

Abertura: 04 de agosto de 2012, das 12h ás 17h

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Próximo artigo

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários