Artes Plásticas

Matisse e Picasso – Amizade e rivalidade

Por Paulo Varella - agosto 10, 2012
4918 0
Pinterest LinkedIn

Quem é o palestrante? Prof. Dr. José Avancini
Sobre o que é a palestra? Neste Almoço Clio serão apresentadas obras através das quais os pintores dialogavam e discutiam as questões plásticas prementes na época
Até quando? Somente dia 15, 22 e 29 de agosto

A relação entre Matisse e Picasso influenciou positivamente o desenvolvimento da arte do século XX. No dia 15 de agosto, o prof. Dr. José Avancini fala sobre a amizade e rivalidade produtiva (1906-1954) entre os dois grandes pintores da modernidade.

O cardápio do almoço será preparado pelos chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola. Na entrada, Pissaladière (torta com cebola, anchovas e azeitonas). O prato principal será Bouillabaisse sopa tradicional francesa feita com peixe. Na sobremesa será servido torta com cítricos.

Realizado geralmente nas quartas-feiras, o Almoço Clio une a arte da gastronomia aos comentários de especialistas em assuntos ligados à música, literatura, história, artes visuais, teatro, arqueologia, ou às ciências. Ao longo das palestras, são servidas refeições temáticas com entrada, prato principal, sobremesa e bebida.

Reservas e cancelamentos podem ser feitos até a véspera, às 18h, pelo telefone (51) 3254-7200.

José Augusto Avancini

Historiador e filósofo formado pela UFRGS com pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CNPq e professor das pós-graduações do Instituto de Arte e do Instituto de Filosofia e Ciências e Humanas da UFRGS, Avancini possuiu larga experiência na área das Artes, especialmente em Fundamentos e Crítica das Artes. Prêmio Açorianos de Literatura em 2000 com a obra Expressão Plástica e Consciência Nacional na Crítica de Mário de Andrade (Editora da UFRGS, 1998), o docente segue pesquisando os seguintes temas: Estética, Modernismo, Mario de Andrade, Critica de Arte, Identidade Cultural e Literatura.

Leonardo Magni

Graduado em Gastronomia pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS e pós-graduado em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Leonardo Magni complementou a sua formação com especialização em desosse e carne suína no Brooklyn kitchen – Nova Iorque. Já passou por experiências em estabelecimentos de gastronomia em Porto Alegre como La Piedra, Bier Garten com Marcelo Chaparro e Dado Bier. Estagiou no Hotel Pestana do Rio de Janeiro, com Sabrina Mahler. Desde 2009 é chef e sócio-proprietário do Mandarinier Gastronomia em Porto Alegre.

Liliana Andriola

Graduada em Gastronomia pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS e pós-graduada em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Liliana Andriola complementou a sua formação com especialização em sorvete e sobremesas geladas no Brooklyn kitchen – Nova Iorque. Já passou por experiências nas cozinhas e na organização de eventos de empresas como Le Bistrot, Pâtissier, com Marcelo Gonçalves, Carême Bistro (Rio de Janeiro), com Flávia Quaresma, e Sapore di Pasta (Santa Catarina). Desde 2009 é chef e sócia-proprietária do Mandarinier Gastronomia em Porto Alegre.

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Artigo anterior
Próximo artigo

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários