A galeria nacional de arte dos EUA fica em D.C. e não poderia deixar de ser sofisticadíssima, em termos de qualidade da coleção e apuro e beleza das instalações. Foi idealizada por Andrew Mellon, financista e colecionador de arte da Pensilvânia que atuou como secretário do tesouro nacional durante o governo de Franklin Roosevelt.
Originalmente possuía apenas um edifício, o West Building de linhas clássicas, projetado pelo arquiteto americano John Russell Pope (1874–1937). Andrew Mellon era um grande visionário e previu que a coleção necessitaria de mais espaço. Assim ele convenceu o Congresso Americano a reservar a grande área no National Mall (principal avenida da cidade) para uma futura expansão.\
Nos anos 70 começou finalmente a construção de um novo edifício, o East Building, projeto modernista do arquiteto I. M. Pei.
A National Gallery abriga também o famoso Jardim de Esculturas, que eu já citei por aqui.
A coleção com mais de 17 mil objetos de arte possui algumas verdadeiras relíquias, como a única pintura de Leonardo Da Vinci presente no continente americano: a belíssima Ginevra de’ Benci.
Alguns dos highlights da coleção são “Os Saltimbancos” de Picasso, o mais famoso auto-retrato de Van Gogh, a coleção de arte flamenca com Vermeer, Jan Van Eyck e Rembrandt, Fra Angelico, El Grecco, entre outros, que traçam um completo panorama da história da arte ocidental.
A NGA (como é conhecida) promove inúmeros eventos ao longo do ano. Palestras de renomados curadores e historiadores, aulas abertas de desenho, fotografia e escrita, concertos musicais, sessões de filmes, etc. Uma imensa variedade de encontros sempre gratuitos.
Agora durante o verão, o jardim das esculturas tem sido palco de concertos de jazz e no final de setembro o East Building reabre as suas portas depois de uma grande reforma para abrigar a coleção de arte moderna e contemporânea!
Por falar nisso, olha quem eu encontrei por lá na minha última visita: essa bela obra de Vik Muniz! Brasileiros presentes!
Eba! Mais coisas boas chegando aqui na capital. Continue acompanhando que vou compartilhar em breve com vocês.
Para saber mais, acesse.
Veja também:
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…