Arte

O que é um Ouroboro?

Por Equipe Editorial - abril 25, 2016
1449 0
Pinterest LinkedIn

Flávio Rossi expõe sua série Ouroboros na Luis Maluf Art Gallery

 A Luis Maluf Art Gallery recebe, a partir de 28 de abril sua primeira exposição do artista Flávio Rossi. Reconhecido pelo seu surrealismo, o artista apresenta 12 obras inspiradas no mitológico ‘Ouroboros’. As peças ficam expostas até 18 de maio.

Inspirado no símbolo grego, o tema da exposição é composto de reflexões sobre a repetição das crenças construídas pelo hábito, do aprisionamento e expansão mental do qual cada um é responsável, e a necessidade de voltar para a origem em uma existência mais natural, onde a racionalidade pudesse contribuir de um jeito mais criativo do que egoísta e paralisante.

Flavio Rossi_ I

Através da pintura figurativa, esculturas e assemblagens, Flavio sugere um dialogo sobre as relações humanas, para as interrogações pertinentes que perseguem cotidianamente, a fim de juntos caminhar de maneira mais generosa com a sua própria imperfeição.

Ouroboros_Flavio Rossi 3

As pinturas são produzidas com tinta acrílica e spray sobre tela. As assemblagens feitas com uma série de objetos diversos e cola. Já as esculturas em resina, polioretano, fibra e esculturas produzidas com cola fluída.

A curadoria é assinada por Francisco Rosa.

Flavio Rossi

 

Ourobros ou Oroboro:

Criatura mitológica em forma de serpente, minhoca, cobra ou dragão que engole a própria cauda formado um círculo e, por isso, simboliza o ciclo da vida, a eternidade, a mudança, o tempo, a evolução, a fecundação, o nascimento, a morte, a ressurreição, a criação, a destruição e a renovação. Além disso, muitas vezes, Ouroboros está associado à criação do Universo.

Ouroboros_FlavioRossi (1)

 

Sobre Flávio Rossi: Graduado em Artes Plásticas pela Universidade PUC-Campinas, começou a desenhar incentivado pelo pai projetista. Trabalhou como ilustrador e caricaturista, ilustrando diversas revistas no Brasil, entre elas: Superinteressante, Exame, Você S/A, Veja, Playboy, Placar, Vip, Caros Amigos, Saúde, Info Corporate, Mundo Estranho, Terra, entre outras.

Trabalhou também para os jornais Correio Popular (Campinas), Diário do Povo (Campinas), Agora São Paulo (SP), Folha de São Paulo(SP) e O Pasquim21(RJ) jornal editado por Ziraldo.

Recebeu inúmeros prêmios em Salões nacionais e internacionais de humor, entre eles o Salão Latino Americano de Humor de Piracicaba, Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Salão internacional de Humor do Piauí, Salão carioca de Humor, Salão Internacional de Humor de Pernambuco, Salão de Humor de Caratinga-MG, Salão de Humor de Montes Claros, Salão Internacional de Humor de Volta Redonda, além da Bienal de Humor de Cuba.

Exposições:

  • Piracicaba –SP – Rossi and Trumpaint – 2001
  • Galeria Renot – individual 2006
  • Coletiva /Shopping Frei Caneca 2006: Aloysio Zaluar, Antônio Peticov, Bernardo Pitanguy, Caciporé Torres, Cláudia Bhurkna, Elifas Andreato, Eliza Separovic, Fábio Mestriner, Flávio Rossi, Gustavo Rosa, Guto Lacaz, Ivald Granato, João Cândido Silva, Juan Muzzi, Leda Catunda e Léo Shehtman, além do estilista Moshe.
  • Area Artis Galeria – 2007
  • Area Artis Galeria – 2008
  • Open Studio/Coletânea 2009
  • Semana Orlando Villas Boas – Coletiva: Rubens Gershman, Claudio Tozzi, Jô Soares, Gustavo Rosa, Fang, Ivald Granato,Élon Brasil, Inos Corradin, Adélio Sarro, Aguilar,Ryszard Polski,Niobe Xandó,Astrid Salles, Sandro Corradin e Walde-Mar Andrade. Casa das Rosas 2008
  • Artzu Gallery – Individual “Brazilian Roots” Manchester England 2010
  • IQ Art Gallery 2010 _ SP “Poor art “ 2010
  • Montreux Art gallery – 2012
  • Open Studio/Além dos Ossos – 2012
  • Pinacoteca Benedicto Calixto – 2013
  • Espaço Manioca SP- 2014

 

Sobre a Luis Maluf Art Gallery: Localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo, a Luis Maluf Art Gallery valoriza a democratização e o fomento da arte contemporânea. Além de promover workshops, consultorias e debates acerca do tema, que normalmente são mediados por seu diretor criativo Francisco Rosa. Ela realiza a cada mês, um novo vernissage, afim  de propiciar discussões e debates  em torno da proposta apresentada nas exposições de cada artista.

 

Serviço:

Data: 28/04
Término: 18/05
Local: Luis Maluf Art Gallery – Rua Peixoto Gomide, 1887 – Jardins.
Tel +55 11 2367-3437
Horário: Terça a Sexta, das 11hs às 20hs. Sábado das 11 às 18h.
Wi-fi: Sim
Site: www.luismaluf.com
Instagram: luis_maluf
Facebook: luismalufgaleria

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de