A pintura em tinta acrílica é uma forma vibrante de expressão artística que oferece uma variedade de possibilidades, desde texturas ricas até camadas translúcidas, permitindo aos artistas explorar sua criatividade com diferentes estilos e técnicas.
A pintura acrílica tem suas raízes nos anos 1930, nos Estados Unidos. Inicialmente, as tintas sintéticas eram utilizadas em pinturas automotivas e em edifícios. Sua versatilidade e secagem rápida inspirou alguns artistas a levarem a tinta acrílica para as telas. Artistas notáveis como Andy Warhol contribuíram para popularizar essa forma de arte, transformando-a em uma expressão contemporânea e dinâmica.
A tinta acrílica chegou à Europa em 1960, quando Pierre Alechinsky voltou de uma viagem aos EUA, e trouxe o material.
A tinta acrílica é similar à tinta a óleo em termos de textura, porém é composta por pigmentos moídos, misturados a uma emulsão acrílica. Essa emulsão é uma combinação de polímeros acrílicos, água e aditivos que conferem características específicas à tinta.
Secagem rápida
Diferente das tintas a óleo e aquarela, a pintura acrílica tem secagem muito rápida. Após aplicação, a tinta leva entre 5 e 20 minutos (a depender da espessura das suas pinceladas) para receber sobreposições de camadas, por exemplo.
Texturas
Sua viscosidade permite a criação de efeitos de textura, como pinceladas densas, espatuladas, derramamento acrílico, entre outros.
Suportes
Tela, papel, papelão, madeira, metal, tecido, plástico e parede são alguns exemplos de suportes e superfícies onde você pode aplicar a tinta acrílica e explorar sua criatividade.
Resistência à água
Essa é uma característica que pode fazer você optar pela tinta acrílica quando for utilizar os suportes citados acima, como metal, tecido e plástico. Após seca, essa tinta só sai com o uso de um solvente específico.
Fácil utilização
A tinta acrílica é solúvel em água, ou seja, você não precisa de produtos químicos como solventes para pintar ou para lavar seus pincéis. No máximo, você vai precisar de um sabão neutro para desgrudar aquele pincel que você esqueceu uns minutinhos com resto de tinta no godê. Ela também exala muito pouco cheiro, ou seja, não cria nenhum desconforto na hora da pintura.
Variedade de materiais
Qualquer papelaria ou loja de materiais artísticos irão te oferecer uma boa lista de opções de tonalidades, incluindo tons metálicos, brilhantes e fluorescentes, de diferentes tipos de marcas.
O ideal é se inscrever em um bom curso presencial, em que você receberá todas as instruções iniciais, além de uma lista de materiais materiais básicos, como tintas, pincéis e telas ou papeis.
Se isso não for possível, explore cursos e tutoriais on-line, participe de workshops locais e pratique regularmente para desenvolver suas habilidades.
Cuidado. O termo “tinta acrílica” pode confundir. Em papelarias e armarinhos existem aquelas tintas chamadas acrílicas de potes, próprias para artesanato ou para uso escolar. Têm valor bastante acessível e muitas cores. Não são indicadas para pinturas artísticas em tela por terem baixa qualidade e terem textura parecida com plástico. Elas podem descascar facilmente.
Em lojas de materiais de construção, você também encontra “tintas acrílicas” próprias para pintura de ambientes internos e externos. Também não são essas que procuramos para pinturas artísticas.
Portanto, o ideal é visitar lojas específicas de materiais artísticos, onde você irá encontrar duas categorias de tintas acrílicas artísticas: estudantis e profissionais.
Tintas estudantis
Por ter um custo baixo, são recomendadas para quem quer começar a sentir a fluidez da tinta e fazer as primeiras experiências. Geralmente vendidas em kits, possuem uma qualidade relativamente baixa em termos de durabilidade e pigmentação. As marcas mais comuns são a Corfix e a Acrilex.
Tintas profissionais
Diversas marcas oferecem tintas acrílicas de alta qualidade. Entre as mais renomadas estão Golden, Daler Rowney, Winsor & Newton, Lefranc & Bourgeois, Liquitex e Staedler. Cada uma dessas marcas possui características distintas, adequando-se a diferentes preferências artísticas.
Leia também
Pintura em aquarela: o que você precisa saber para começar
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…