Escultura

Incríveis esculturas revelam relação do corpo com o ambiente!

Por Equipe Editorial - junho 7, 2016
3334 0
Pinterest LinkedIn

Quem é o artista?
Rodrigo Martins
É graduado em desenho industrial pela PUC-Rio. Já realizou exposições individuais no Rio, Nova York e Canadá. Participou das exposições coletivas “Idolatria Vã” (Galeria Laura Marsiaj, 2013), “Figura Humana” (Caixa Cultural do Rio de Janeiro, 2014) e “Prêmio EDP” (Instituto Tomie Ohtake, 2014). Foi premiado com uma residência de dois meses no The Banff Centre (Canadá) pelo primeiro lugar no prêmio EDP do Instituto Tomie Ohtake.

O que terá na mostra?
Pinturas e esculturas

Onde vai ser?
Central Galeria (endereço abaixo).

É um bom programa?
Sim

Quando?
09 de junho a 06 de agosto

 

As pinturas/colagens de Njideka Akunyili
Antonio Parreiras, pinturas e desenhos

 

A Central Galeria abre, no dia 8 de junho, às 19h, a primeira mostra individual em São Paulo do artista carioca Rodrigo Martins, vencedor da última edição do Premio EDP nas Artes, realizado pelo Instituto Tomie Ohtake.

A pesquisa de Rodrigo Martins se desenvolve no campo da pintura e da escultura. As obras selecionadas para a exposição giram em torno principalmente da presença do corpo humano em trabalhos produzidos em óleo sobre tela, além de explorações escultóricas em materiais  como bronze e gesso.

Os trabalhos apresentam certa claustrofobia da forma plástica e sugerem narrativas que estão entre a apresentação de um espaço e o enigma de imagens que parecem anunciar que algo está por vir. O supspense e a estranheza da pesquisa do artista  potencializam a relação dos motivos apresentados.

É marcante nas obras da exposição a carga dos materiais que constituem o fazer artesanal da escultura e pintura. As pinturas marcadas pelas densas pinceladas sugerem uma tridimensionalidade ao espectador. De modo dialógico, há a opção por mostrar objetos escultóricos que assumem as suas imperfeições de acabamento através de superfícies quebradas, torcidas e que justapõem a anatomia humana a objetos que parecem corpos estranhos.

Mesmo sendo possível estabelecer relações entre as obras e a figuração, a anatomia explorada pelo artista se distancia da busca por uma imitação fidedigna e busca, por outro lado, um caráter mais fragmentado e distoricido das formas humanas.

SERVIÇO
Exposição Individual de Rodrigo Martins
Local: Central Galeria
Endereço: R. Mourato Coelho, 751
Abertura: 08 de junho, às 19hrs
Visitação: 09 de junho a 06 de agosto
Tel: 11 2645-4480 e 11 2613-0575
Seg. a sex., 11h/19h; sáb., 11h/17h. http://www.centralgaleria.com

 

Veja também:

50 esculturas surpreendentes e criativas que vão te deixar de boca aberta.

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários