Respiração
Quem é o artista? Herton Roitman
O que vai ter na exposição? Trabalhos de Pintura sobre tela, pintura sobre papel, desenho e assamblagens, cujas criações estão ligadas à abstração geométrica; e alguns trabalhos fotográficos
Quantas obras serão expostas? Cerca de 30 obras
Até quando? 22 Julho
ALMACEN GALERIA EXIBE A EXPOSIÇÃO “RESPIRAÇÃO”, DE HERTON ROITMAN
Internacional
Artista premiado com a Medalha de Ouro na 12ª Bienal Internacional de São Paulo, Roitman participa, em setembro, da SPArte Fotografia. Em novembro, o artista inaugura exposição individual em São Paulo. Seus trabalhos estão presentes em países como Argentina, Itália, França, Chile, Holanda, Alemanha e Estados Unidos. E, foi neste último que, em 2010, Roitman fez sua estreia internacional com exposição individual na Almacen Unlimited, em Nova York. O artista também tem trabalhos nas grandes coleções particulares no Brasil.
Respiração
Obras em Destaque
Na exposição, Roitman também apresenta alguns trabalhos fotográficos, sua mais recente paixão, e seus “Livros de Artista”, espécies de livros-objeto, peças que “alojam” a ideia, o conceito e a representação das obras de um artista. Os livros possibilitam a aproximação real, tátil, visual do público com a produção das peças.
“Essa exposição é um reflexo de meu mundo particular. Quero dar mais oportunidade aos meus talentos, à capacidade de criar, aprender a me fazer reconhecer, valorizar mais a mim e aos outros. Desenhar é uma paixão, mas preciso me apaixonar ainda mais. Pintar é uma necessidade da alma e meu sustento. Preciso trabalhar mais, viajar mais, simplificar, respirar melhor e com atenção”, explica.
Sala Negra
A mostra também conta com um espaço especial: será a Sala Negra, uma espécie de uma grande “caixa-surpresa”, espaço que faz referência ao mundo do artista e que conta com LPs, bilhetes, esboços de trabalhos, caixinhas e outros objetos que fazem parte das particularidades e das paixões de Roitman. “Respiração” fica em cartaz na Almacen Galeria até o dia 22 de julho.
Herton Roitman
Nascido em Porto Alegre, Herton Roitman adotou a cidade de São Paulo a partir de 1968. O papel sempre o fascinou. Suas referências e paixões são os trabalhos de pintores como Rafael, Leonardo Da Vinci, Dürer, Matisse, Tapíes e Picasso. Além de artista plástico, Roitman é ator pela UFMG.
Um dos destaques de sua carreira foi a Premiação no “VI salão de Arte Contemporânea” de Piracicaba/SP, em 1973, com júri composto pelos críticos de história da Arte Brasileira Ivo Zanini, Lisetta Levi e Mario Schenberg. No mesmo ano, Roitman foi premiado com a Medalha de Ouro na 12ª Bienal Internacional de São Paulo.