Artes Plásticas

Respiração

Por Paulo Varella - julho 18, 2012
5131 0
Pinterest LinkedIn

Quem é o artista? Herton Roitman
O que vai ter na exposição? Trabalhos de Pintura sobre tela, pintura sobre papel, desenho e assamblagens, cujas criações estão ligadas à abstração geométrica; e alguns trabalhos fotográficos
Quantas obras serão expostas? Cerca de 30 obras
Até quando? 22 Julho

ALMACEN GALERIA EXIBE A EXPOSIÇÃO “RESPIRAÇÃO”, DE HERTON ROITMAN

Internacional

Artista premiado com a Medalha de Ouro na 12ª Bienal Internacional de São Paulo, Roitman participa, em setembro, da SPArte Fotografia. Em novembro, o artista inaugura exposição individual em São Paulo. Seus trabalhos estão presentes em países como Argentina, Itália, França, Chile, Holanda, Alemanha e Estados Unidos. E, foi neste último que, em 2010, Roitman fez sua estreia internacional com exposição individual na Almacen Unlimited, em Nova York. O artista também tem trabalhos nas grandes coleções particulares no Brasil.

Respiração

Na exposição, Roitman também apresenta alguns trabalhos fotográficos, sua mais recente paixão, e seus “Livros de Artista”, espécies de livros-objeto, peças que “alojam” a ideia, o conceito e a representação das obras de um artista. Os livros possibilitam a aproximação real, tátil, visual do público com a produção das peças.

“Essa exposição é um reflexo de meu mundo particular. Quero dar mais oportunidade aos meus talentos, à capacidade de criar, aprender a me fazer reconhecer, valorizar mais a mim e aos outros. Desenhar é uma paixão, mas preciso me apaixonar ainda mais. Pintar é uma necessidade da alma e meu sustento. Preciso trabalhar mais, viajar mais, simplificar, respirar melhor e com atenção”, explica.

 

Sala Negra

A mostra também conta com um espaço especial: será a Sala Negra, uma espécie de uma grande “caixa-surpresa”, espaço que faz referência ao mundo do artista e que conta com LPs, bilhetes, esboços de trabalhos, caixinhas e outros objetos que fazem parte das particularidades e das paixões de Roitman. “Respiração” fica em cartaz na Almacen Galeria até o dia 22 de julho.

 

Herton Roitman

Nascido em Porto Alegre, Herton Roitman adotou a cidade de São Paulo a partir de 1968.  O papel sempre o fascinou. Suas referências e paixões são os trabalhos de pintores como Rafael, Leonardo Da Vinci, Dürer, Matisse, Tapíes e Picasso. Além de artista plástico, Roitman é ator pela UFMG.

Um dos destaques de sua carreira foi a Premiação no “VI salão de Arte Contemporânea” de Piracicaba/SP, em 1973, com júri composto pelos críticos de história da Arte Brasileira Ivo Zanini, Lisetta Levi e Mario Schenberg. No mesmo ano, Roitman foi premiado com a Medalha de Ouro na 12ª Bienal Internacional de São Paulo.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Artigo anterior
Próximo artigo

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários