Quem é o artista? Herton Roitman
O que vai ter na exposição? Trabalhos de Pintura sobre tela, pintura sobre papel, desenho e assamblagens, cujas criações estão ligadas à abstração geométrica; e alguns trabalhos fotográficos
Quantas obras serão expostas? Cerca de 30 obras
Até quando? 22 Julho

ALMACEN GALERIA EXIBE A EXPOSIÇÃO “RESPIRAÇÃO”, DE HERTON ROITMAN

Internacional

Artista premiado com a Medalha de Ouro na 12ª Bienal Internacional de São Paulo, Roitman participa, em setembro, da SPArte Fotografia. Em novembro, o artista inaugura exposição individual em São Paulo. Seus trabalhos estão presentes em países como Argentina, Itália, França, Chile, Holanda, Alemanha e Estados Unidos. E, foi neste último que, em 2010, Roitman fez sua estreia internacional com exposição individual na Almacen Unlimited, em Nova York. O artista também tem trabalhos nas grandes coleções particulares no Brasil.

Respiração

Na exposição, Roitman também apresenta alguns trabalhos fotográficos, sua mais recente paixão, e seus “Livros de Artista”, espécies de livros-objeto, peças que “alojam” a ideia, o conceito e a representação das obras de um artista. Os livros possibilitam a aproximação real, tátil, visual do público com a produção das peças.

“Essa exposição é um reflexo de meu mundo particular. Quero dar mais oportunidade aos meus talentos, à capacidade de criar, aprender a me fazer reconhecer, valorizar mais a mim e aos outros. Desenhar é uma paixão, mas preciso me apaixonar ainda mais. Pintar é uma necessidade da alma e meu sustento. Preciso trabalhar mais, viajar mais, simplificar, respirar melhor e com atenção”, explica.

 

Sala Negra

A mostra também conta com um espaço especial: será a Sala Negra, uma espécie de uma grande “caixa-surpresa”, espaço que faz referência ao mundo do artista e que conta com LPs, bilhetes, esboços de trabalhos, caixinhas e outros objetos que fazem parte das particularidades e das paixões de Roitman. “Respiração” fica em cartaz na Almacen Galeria até o dia 22 de julho.

 

Herton Roitman

Nascido em Porto Alegre, Herton Roitman adotou a cidade de São Paulo a partir de 1968.  O papel sempre o fascinou. Suas referências e paixões são os trabalhos de pintores como Rafael, Leonardo Da Vinci, Dürer, Matisse, Tapíes e Picasso. Além de artista plástico, Roitman é ator pela UFMG.

Um dos destaques de sua carreira foi a Premiação no “VI salão de Arte Contemporânea” de Piracicaba/SP, em 1973, com júri composto pelos críticos de história da Arte Brasileira Ivo Zanini, Lisetta Levi e Mario Schenberg. No mesmo ano, Roitman foi premiado com a Medalha de Ouro na 12ª Bienal Internacional de São Paulo.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos com livro inédito

A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…

15 horas ago

Cecília Maraújos apresenta ‘Autoficções’ no Ateliê 31 – Rio de Janeiro

O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…

15 horas ago

Damien Hirst | Reflexões polêmicas sobre a mortalidade

Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…

3 dias ago

Diversidade na arte contemporânea: como ela evoluiu nos últimos 50 anos?

A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…

3 dias ago

“Not Vital – Tirando onda”, no MAC Niterói com obras recentes e inéditas

O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…

3 dias ago

MASP exibe exposição de artista-xamã que retrata cosmologia Yanomami

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…

3 dias ago