A influência de Joan Miró no Design Gráfico
Saiba como a abordagem revolucionária de Miró efetivamente alterou a linguagem formal do design de comunicação
Refletindo sobre a recente exposição “Joan Miró: Pintura e Anti-Pintura 1927-1937″, esta palestra explora a profunda influência que a pintura não convencional de Miró, colagem, técnicas de assemblage tiveram sobre 0 design gráfico nos séculos XX e XXI.
O célebre designer gráfico americano Paul Rand, por exemplo, constantemente utilizava obras de Miró como um ponto de partida para trabalhos de design criativo para os alunos.
Através de uma comparação de obras de Miró com as de Rand e outros designers, esta palestra considera como abordagem revolucionária de Miró efetivamente alterou a linguagem formal do design de comunicação.
Professora Marianne Eggler, (MPhil, The Graduate Center, City University of New York) é uma historiadora de arte, design, arquitetura e atualmente é professora na Parsons The New School of Design, CUNY John Jay College, e do Museu de Arte Moderna.
Quem é Marianne Eggler
Marianne Eggler atualmente trabalha no Departamento de História da Arte, Fashion Institute of Technology. Ela também é palestrante no The Museum of Modern Art. Marianne pesquisa na história da arquitetura e design. Sua publicação mais recente é uma revisão de Hitler at Home, por Despina Stratigakos. Seu próximo ensaio sobre o decorador de interiores William Pahlmann, em co-autoria com Erica Morawski e Sara Desvernine Reed, será publicado ainda este ano.
Obras em Destaque
O MoMa
O Museu de Arte Moderna (Museum of Modern Art), mais conhecido como MoMA, é um museu da cidade de Nova Iorque, fundado no ano de 1929 como uma instituição educacional. Atualmente é um dos mais famosos e importantes museus de arte moderna do mundo.
A história do Moma
Ao longo da década de 20, três importantes patronos de arte, Miss Lillie P. Bliss, Mrs. Cornelius J. Sullivan, and Mrs. John D. Rockefeller II, perceberam que em Nova Iorque havia carência de uma reviravolta nas políticas de conservação dos museus e no traço arquitetônico destes.
Assim desencadeou-se uma instituição que dedica-se exclusivamente à arte moderna. Quando o MoMA foi fundado em 1929, o seu director era Alfred H. Barr. Alfred não queria somente uma instituição que mostrasse a arte moderna aos nova-iorquinos, queria dedicar o espaço a novos artistas das novas correntes artísticas.
Veja também
Podcast: Play in new window | Download