Podcasts

A influência de Joan Miró no Design Gráfico

Saiba como a abordagem revolucionária de Miró efetivamente alterou a linguagem formal do design de comunicação

Por Paulo Varella - fevereiro 28, 2013
6077 0
Pinterest LinkedIn

Refletindo sobre a recente exposição “Joan Miró: Pintura e Anti-Pintura 1927-1937″, esta palestra explora a profunda influência que a pintura não convencional de Miró, colagem, técnicas de assemblage tiveram sobre 0 design gráfico nos séculos XX e XXI.

O célebre designer gráfico americano Paul Rand, por exemplo, constantemente utilizava obras de Miró como um ponto de partida para trabalhos de design criativo para os alunos.

Através de uma comparação de obras de Miró com as de Rand e outros designers, esta palestra considera como abordagem revolucionária de Miró efetivamente alterou a linguagem formal do design de comunicação.

Professora Marianne Eggler, (MPhil, The Graduate Center, City University of New York) é uma historiadora de arte, design, arquitetura e atualmente é professora na Parsons The New School of Design, CUNY John Jay College, e do Museu de Arte Moderna.


Clique aqui para ouvir em inglês a palestra

Quem é Marianne Eggler

Marianne Eggler atualmente trabalha no Departamento de História da Arte, Fashion Institute of Technology. Ela também é palestrante no The Museum of Modern Art. Marianne pesquisa na história da arquitetura e design. Sua publicação mais recente é uma revisão de Hitler at Home, por Despina Stratigakos. Seu próximo ensaio sobre o decorador de interiores William Pahlmann, em co-autoria com Erica Morawski e Sara Desvernine Reed, será publicado ainda este ano.


O MoMa

O Museu de Arte Moderna (Museum of Modern Art), mais conhecido como MoMA, é um museu da cidade de Nova Iorque, fundado no ano de 1929 como uma instituição educacional. Atualmente é um dos mais famosos e importantes museus de arte moderna do mundo.


A história do Moma

Ao longo da década de 20, três importantes patronos de arte, Miss Lillie P. Bliss, Mrs. Cornelius J. Sullivan, and Mrs. John D. Rockefeller II, perceberam que em Nova Iorque havia carência de uma reviravolta nas políticas de conservação dos museus e no traço arquitetônico destes.

Assim desencadeou-se uma instituição que dedica-se exclusivamente à arte moderna. Quando o MoMA foi fundado em 1929, o seu director era Alfred H. Barr. Alfred não queria somente uma instituição que mostrasse a arte moderna aos nova-iorquinos, queria dedicar o espaço a novos artistas das novas correntes artísticas.


Veja também

https://arteref.com/gente-de-arte/joan-miro-biografia-obras-e-curiosidades/

Avatar

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários