Vídeo

Pablo Atchugarry e a suas esculturas abstratas.

Por Paulo Varella - novembro 19, 2017
2633 0
Pinterest LinkedIn

Pablo Atchugarry (nascido em 23 de agosto de 1954) é um artista uruguaio, mais conhecido por sua arte escultural abstrata. Suas obras estão incluídas em muitas grandes coleções, privadas e públicas, e ele já realizou mais de cem exposições individuais e coletivas em todo o mundo.

Para cada escultura, a Atchugarry seleciona pessoalmente um bloco apropriado e está ativamente envolvida no trabalho, com a mínima ajuda dos assistentes. Ele trabalha com Carrara branca da Toscana, pedra cinzenta de Bardiglio, preto da Bélgica e rosa de Portugal. Além de trabalhar com pedra, ele utiliza bronze finalizado em vários tipos de madeira de patinas, cerâmica e, mais raramente, vários tipos de madeira.

Não há uma visão ideal para examinar uma das esculturas de Atchugarry. O espectador deve observar cada trabalho como um todo e contemplar como todas as partes da escultura funcionam juntas.  Embora composta em materiais diferentes, suas obras estão unidas por um conjunto bem definido de formas que ele se recombina consistentemente.  Manipulando curvas sinuosas, dobras de acordeão, aberturas ovoides e um alinhamento tipicamente vertical, Atchugarry cria formas que são altamente evocativas de plantas e árvores, quebrando ondas, vidas mortas e a figura humana. Assim, suas esculturas são tanto figurais quanto abstratas.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários