A ‘Femme accroupie (Jacqueline)’, 1954 de Pablo Picasso

0
1634

Raramente visto em público desde 1954, a vívida celebração de Pablo Picasso de sua amante, Jacqueline Roque, permaneceu em sua coleção por muitos anos.

No início do outono de 1954, Pablo Picasso vivia no sul da França com Jacqueline Roque, sua amante, a quem conheceu em 1952. Eles logo retornariam a Paris, onde viveriam juntos no estúdio do artista antes de se casar em 1961.

“Tanto da carreira de Picasso pode ser rastreada pelas mulheres em sua vida; os amores e o que eles inspiraram nele artisticamente “, diz Jessica Fertig, especialista em arte impressionista e arte moderna da Christie’s em Nova York.

“Aqui ele está em um novo relacionamento, e a cor e a luz e a vibração que você vê nesta pintura refletem a felicidade que ele estava sentindo”, explica Fertig. “Ao apresentar Jacqueline nesta grande escala, ele a separa, apresentando-a ao mundo como a mulher que o levaria pelo resto de sua carreira artística. É uma representação alegre desta nova musa, esse novo amor que revigorou o artista.

 

Fonte: Christie’s

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here