Os 5 principais artistas que fizeram o “Pop Art” dos anos 1960

pop-art-900x700

Pop art ou Arte pop foi um movimento artístico que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi na verdade uma reação artística ao movimento do expressionismo abstrato das décadas de 1940 e 1950

Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. A técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muito utilizadas.

1. Andy Warhol, 1928-1987, Pittsburgh (Estados Unidos)

andy-warhol-pop-art

Andrew Warhola, mais conhecido como Andy Warhol, foi um importante artista plástico e cineasta norte-americano. É um dos maiores representantes da pop art, além de pintor, ganhou grande destaque no cinema de vanguarda e na literatura.

2. Peter Blake, 1932, Dartford (Inglaterra)

peter-blake-2

peter-blake-900x423

Peter Thomas Blake é um artista plástico britânico. É considerado um dos principais representantes e pioneiro da Pop Art moderna. Além de gravurista, ele incorpora vários materiais na obra de arte. É muito conhecido por ter desenhado a capa do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, em 1967.

3. Wayne Thiebaud, 1920, Mesa (Arizona, EUA)

wayne-thiebaud-pop-art
Wayne Thiebaud é um importante gravurista e pintor norte-americano que se destacou na criação de obras com teor humorístico e nostálgico. Destaca-se por retratar temáticas relacionadas a objetos do cotidiano. Suas principais obras são pinturas sobre doces, bolos, sorvetes, tortas e sobremesas. Possui também obras retratando batons, sapatos femininos e gravatas.

4. Roy Lichtenstein, 1923-1997, Manhattan, Nova Iorque, EUA

roy-lichtenstein-pop-art

roy-lichtenstein-2-pop-art
Roy Fox Lichtenstein foi um pintor norte-americano que trabalhou muito com HQs (histórias em quadrinhos), criticando a cultura de massas. Nas suas obras, procurou valorizar os clichês das histórias em quadrinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massas.

5. Jasper Johns, 1930, Augusta, Geórgia, EUA

jasper-johns-pop-art

jasper-johns-2-pop-art
Jasper Johns talvez tenha sido um dos mais importantes entre os pioneiros da pop art nos Estados Unidos. Começou a pintar objetos tão vulgares como por exemplo as bandeiras, mapas, algarismos.mais clássicas e conhecidas, Flag de 1954, foi produzida em uma época em que a bandeira norte americana era constantemente estampada nos jornais do país.

Fonte

Veja também:

Top 10 artistas mulheres do expressionismo abstrato que você precisa conhecer!

Joy de Paula109 Posts

É aquela que faz tudo. Liga os pontos dentro do Arteref. Ela fala com artistas, colunistas e assessores e escreve as notícias. Faz com que tudo tenha sentido dentro de um portal que foi feito para ajudar a todos a entender um pouco mais sobre arte.

3 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password