Parastou Forouhar e a sua arte polêmica
A arte de Parastou Forouhar basea-se na tradição persa de miniatura e ornamento, os trabalhos são preenchidos com detalhes intrincados e padrões brilhantemente coloridos, obsessivamente meticulosos em sua regularidade e multiplicação de forma.
Impresso firmemente dentro de uma grade, os desenhos rítmicos se misturam como os padrões de um caleidoscópio, cativando com suas simetrias deslumbrantes e a ordem harmoniosa implícita. No entanto, a beleza inofensiva do ornamento é interrompida quando reconhecemos que esses padrões são compostos de instrumentos de tortura ou genitais masculinos.
Forouhar freqüentemente combina elementos visuais das artes islâmicas com referências ocidentais, introduzindo contrastantes contrastes e contradições dentro de uma única obra e convidando ambiguidades que fragmentam a coesão das narrativas hegemônicas.
Parastou Forouhar (nascida em 1962 em Teerã) é uma artista de instalação iraniana que vive e trabalha em Frankfurt, na Alemanha. A arte de Forouhar reflete sua crítica ao governo iraniano e muitas vezes joga com as idéias de identidade. Sua obra expressa uma resposta crítica em relação à política no Irã e no fundamentalismo islâmico. A perda de seus pais alimentou o trabalho de Forouhar e desafia os espectadores a tomar uma posição sobre crimes de guerra contra cidadãos inocentes. O trabalho de Forouhar foi exibido em todo o mundo, incluindo Irã, Alemanha, Rússia, Turquia, Inglaterra e Estados Unidos.
Conheça melhor o artista aqui