yuri pavlovich annenkov (Adao e eva 1918)
Yury Pavlovich Annenkov (russo: também conhecido como Georges Annenkov), nasceu em 23 de julho 1889 em Petropavlovsk, Oblast de Akmolinsk, Império Russo e morreu em 12 de julho de 1974 em Paris, França), foi um artista russo conhecido principalmente por suas ilustrações de livros e retratos. Ele também trabalhou para teatro e cinema (design).
Yury Annenkov nasceu em uma família bem conhecida (entre seus antepassados estava Pavel Annenkov, editor de Alexander Pushkin); seu pai, Pavel Annenkov, esteve envolvido em atividades revolucionárias que o levaram ao exílio na Sibéria. Os Annenkovs voltaram para São Petersburgo em 1892.
Em 1908, Annenkov entrou na Universidade de São Petersburgo e assistiu às aulas de estúdio de Savely Seidenberg, juntamente com Marc Chagall. No ano seguinte, 1909, ele participou do estúdio de Jan Ciągliński.
Em 1911-1912, Annenkov mudou-se para Paris para trabalhar nos estúdios de Maurice Denis e Félix Vallotton. Em 1913, Annenkov trabalhou na Suíça. Após seu retorno a São Petersburgo em 1914, Annenkov contribuiu principalmente para revistas (Satirikon, Teatr i Iskusstvo, Otechestvo) e trabalhou para os teatros.
Em 1922 teve o livro “Retratos” que continha 80 fotos das figuras importantes da arte russa da época (Gorki, Zamyatin, Remizov, Sologub, Blok, Akhmatova a.O.) feitas em 1906-1921. O livro também incluiu ensaios de Yevgeny Zamyatin e Mikhail Kuzmin. Ele se juntou ao Mir Iskusstva.
Annenkov deixou a Rússia em julho de 1924, primeiro morando na Alemanha e depois se instalando em Paris. Ele continuou a trabalhar como artista e serviu como figurinista de filmes. Ele foi co-indicado com Rosine Delamare para o Oscar de Figurinos por seu trabalho no filme The Earrings of Madame de … (1953).
Veja também:
A técnica de assemblage, caracterizada pela junção de objetos diversos para formar composições tridimensionais, emergiu…
Paulo Nazareth (1977, Governador Valadares, MG) ocupa hoje uma posição singular no campo da arte…
Lygia Clark (1920–1988) é uma das artistas mais decisivas na reformulação dos paradigmas da arte…
De 14 de maio a 8 de junho de 2025, a cidade de Paris recebe…
A icônica pintura “Madame X” é o destaque da grandiosa mostra “Sargent and Paris”, em…
A artista mineira Sonia Gomes, um dos nomes mais potentes da arte contemporânea brasileira, celebra…