Arte no Mundo

Como novos artistas britânicos abordam a monarquia e a sua liberdade de expressão?

Por Rony Delgado Siqueira

Por Equipe Editorial - agosto 20, 2024
112 0
Pinterest LinkedIn

Londres, capital do Reino Unido e símbolo da monarquia, é um dos berços da arte mundial e guarda grandes obras de diferentes épocas e estilos em seus mais de 130 museus. Obras impressionistas, barrocas, arte conceitual, construtivismo, expressionismo, futurismo e muitos outros movimentos artísticos são encontrados por lá. É uma verdadeira viagem pela história da arte.

artistas britânicos

Eu e a minha esposa Andressa, já visitamos por 4 vezes a Inglaterra e vários museus, galerias e pudemos ter interação com muita arte nas ruas, lojas, locais públicos e muito mais, e cada visita foi uma experiência diferente e descobridora.

Durante um intercâmbio de um mês que fizemos entre junho e julho de 2024, tivemos algumas percepções diferentes das outras vezes que estivemos por lá, e gostaria de compartilhar com vocês.

Diferente de outros momentos, nesta visita pude perceber o movimento de Punk Art de uma maneira mais forte, e presente nos novos artistas e em muitas galerias de Londres, não só em pinturas, mas em muitos outros elementos.

artistas britânicos

Em Londres, o Tradicional e Britânico Monárquico se funde com novos movimentos que buscam voz, mostrando principalmente nas tela elementos da monarquia fora do contexto habitual, com intervenções, cores, e muitos elementos sobrepondo o tradicional, demonstrando a liberdade artística e de expressão ao mesmo tempo. Foi muito enriquecedor!

artistas britânicos

Em visita também ao RA ( Royal Academy of Arts) Academia Royal de artes da Inglaterra, pude visitar a Summer Exhibition 2024, uma exposição dos artistas, pintores, artistas plásticos e arquitetos da Academia, com muitas obras, inclusive que estavam a venda, e nas diversas salas da exposição vivenciei diferentes sentimentos e percepções em cada tela e cada obra dos artistas.

artistas britânicos

Vimos algumas das artes modernas e contemporâneas mais importantes presentes em várias partes do mundo na Tate Modern, museu nacional de arte moderna do Reino Unido.
Lá pudemos observar bem de pertinho obras inovadoras que construíram a arte como a conhecemos, em um conjunto de exposições de pinturas, esculturas e instalações em grande escala de artistas, incluindo Pablo Picasso e Henri Matisse.

A arte nos leva a lugares, momentos e sonhos que não poderíamos antes imaginar ou acessar, e abre portas na nossa mente, nosso coração e a nossa criatividade.

A arte nos faz ver o mundo de maneira única e sem barreiras, nos faz questionar, viver, aprofundar e perceber muitas coisas que não veríamos.

A arte muda, transforma, realiza, alegra, cura e liberta.

Texto e fotos do nosso seguidor Rony Delgado Siqueira.


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários