Da pintura corporal à tatuagem

0
21040

A tatuagem, como todos já sabem, é o resultado de um depósito de pigmentos coloridos (ou não) insolúveis na pele. Esses pigmentos formam um desenho e permanecem definitivamente na camada sub-cutânea. Porém, há muito mais que se dizer sobre tatuagem além do fato de ser conhecida e temida pela suposta dor.

A tatuagem surgiu como forma de expressão social, religiosa e artística há mais de 3500 anos atrás, já na arte pré-histórica existem vestígios da existência de povos que cobriam o corpo com desenhos! Povos e tribos nativas, como os aborígenes, as tribos africanas e indígenas, tem por tradição a pintura corporal, ou até mesmo métodos mais , Em muitos casos, foram encontrados desenhos de formas humanas com pinturas em seus corpos, assim como estatuetas com esses mesmos desenhos corporais indicando a possibilidade da existência da tatuagem nesses povos.

Existe uma hipótese de que as tatuagens tiveram sua origem com marcas de cicatrizes adquiridas em guerras, lutas corporais e caças, e eram motivo de orgulho e reconhecimento ao homem que as possuísse, pois representavam força e vitória. A partir da idéia de que essas marcas eram sinônimo de vitalidade, o homem passou a marcar-se voluntariamente e com o tempo as cicatrizes sem sentido deram lugar a criação de desenhos com o uso de tintas vegetais e espinhos para introduzi-las à pele. Além disso, ela era utilizada para distinguir indivíduos de uma mesma comunidade tribal, ou seja, dentro de uma união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas.

Além desta característica, a tatuagem servia para marcar fatos da vida biológica, dentre eles o nascimento, a puberdade, a reprodução e a morte. Com o tempo ela passou a ser utilizada para relatar os fatos da vida social, como: transformar-se em guerreiro; tornar-se sacerdote; tornar-se rei; casar-se; celebrar a vida; identificar os prisioneiros; pedir proteção ao imponderável;

Durante muitos anos a tatuagem foi vista como símbolo de marginalidade e somente há 20 anos se tornou popular tornando-se relevante na sociedade contemporânea. Não mais um símbolo de marginalidade, a tatuagem é considerada uma forma de expressão individual de arte e estética tendo o corpo como suporte.

Com uma variada e avançada tecnologia nas mãos, os tatuadores conseguem efeitos incríveis de sombras, traços, técnicas e cores adquirindo resultados incríveis.

Neste último final de semana, rolou a feira Internacional de Tatuagem em Hong Kong na China. Separamos uma seleção tanto histórica como contemporânea de arte expressa no corpo, seja pintura corporal, “escarificações” ou a tatuagem como conhecemos.

  tatuagem-maori-guerreiro-560x560

tatuagem-maori-guerreiro-03-560x720

henna6

tumblr_mqf2zkYc0R1rquq8ko1_500

africa scar

VALLEE DE L'OMO, PEINTURES CORPORELLES, TRIBUS SURMA ET MURSI

0,,14470370-EX,00

Tattoo Artist at Work

tattoo

tattoo2

tattoo4

tatuagem01

vintage-tatoo11

vintage-tattoo-irma-senta-1344902542_b

vintage-tattoos-02

1

 

 

ondrash5

 

 

tumblr_mepoimqgqp1qlql6wo1_500

 

tumblr_meb7nrlgRf1qh0usho4_500

5354408470_83af94a24f_z

hocquet_02

pointillism_tattoo_nazareno_tubaro_03

Realistic-Tattoos-1

Awesome-photo-realistic-tattoos12

nicki_norberg_tattoo_01

3D-tattoos-realistic-tattoos-3d-tattoo

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here