Arte no Mundo

Você já se imaginou colaborando com um artista?

Por Marcel Darienzo - julho 5, 2016
1915 0
Pinterest LinkedIn

A Manifesta, bienal de arte da Europa que a cada dois anos é sediada em ema cidade do velho continente, está em sua 11 edição e sob a curadoria do artista Christian Jankowski propôs a 30 artistas colaborarem com profissionais de outras áreas para produzirem trabalhos inéditos.

A Art Basel que você ainda não conhece

Os resultados são dos mais diversos, por exemplo a super comentada escultura minimalista feita de 80 mil kilos de – literalmente – dejetos humana produzida por toda a cidade de Zurique em um dia, do artista americano Mike Bouchet.

Bienal de arte da europa-1

 

Outro exemplo é um dos trabalhos mais limítrofes da exposição. O artista italiano Maurizio Cattelan, já consagrado no meio artístico como um dos mais importantes artistas vivos, se juntou com uma atleta paraolímpica e desenvolveu uma cadeira de rodas que anda sobre a água. A atleta fará performances demonstrando o funcionamento durante toda a exposição em dias previamente selecionados.

Bienal de arte da europa-2

 

Outro exemplo muito bem sucedido é da colaboração entre o artista Matias Chochola com o personal trainer e campeão mundial de thai boxe Azem Maksutaj. O artista se envolveu no dia-a-dia da academia de boxe do lutador e em troca convidou toda a comunidade para se envolver em um de seus rituais no meio de uma floresta na suíça onde eles produziram objetos que foram expostos na obra final.

Bienal de arte da europa-3

 

Um dos pontos altos da exposição é ir até o Pavilhão dos Reflexos (Pavillion of Reflection), montado sobre o lago no sul de Zurique, e poder assistir aos documentários feitos sobre o processo de construção de cada trabalho e entender como cada artista abordou a ideia da colaboração neste projeto.

Bienal de arte da europa-4

 

Para mais informações sobre a bienal acesse o site: A Manifesta

Veja também:

Bill Cunningham, o icônico fotógrafo do “New York Times”

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários