Curiosidades

Autorretrato inédito de Van Gogh é descoberto

Obra foi descoberta durante um estudo com raio-x da tela 'Retrato de Mulher', na Escócia.

Por Equipe Editorial - julho 15, 2022
81 0
Pinterest LinkedIn

Autorretrato inédito de Vincent Van Gogh, com a orelha intacta, foi encontrado atrás de outra tela do pintor holandês, informou a Galeria Nacional da Escócia em Edimburgo no dia 14 de Junho de 2022.

A obra foi descoberta graças a um estudo de raios-X da tela “Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa)”, feita em 1885 por Van Gogh, antes de uma exposição sobre o Impressionismo no Museu Escocês.

Autorretrato Van Gogh
Foto: Neil Hanna/Handout via Reuters

O retrato foi encontrado atrás da tela, coberto por camadas de cola e papelão, que aparentemente foram colocadas antes de uma exposição no início do século XX.

“Quando vimos o raio-X pela primeira vez, é claro que ficamos muito emocionados”, disse Lesley Stevenson, curadora principal da Galeria Nacional da Escócia.

“Momentos como esses são incrivelmente raros”, disse Frances Fowle, curador da Galeria Nacional da Escócia.

Autorretrato
Foto: Neil Hanna/Handout via Reuters

“Descobrimos uma obra inédita de Vincent Van Gogh, um dos artistas mais importantes e conhecidos do mundo”, acrescentou.

Van Gogh é conhecido por ter reutilizado telas para economizar dinheiro.


Van Gogh

Vincent Van Gogh (30 de março de 1853 – 29 de julho de 1890), considerado um dos maiores pintores holandeses da história, senão o maior, teve pouco sucesso durante sua vida.

Todo o seu trabalho (cerca de 900 pinturas e 1100 desenhos) foi produzido durante um período de apenas 10 anos, antes de sucumbir à doença mental (possivelmente transtorno bipolar) e cometer suicídio.

Sua fama cresceu rapidamente após sua morte, especialmente após a exibição de 71 pinturas em Paris, em 17 de março de 1901. Várias delas estão entre as mais caras do mundo.


Autorretratos de Van Gogh

Vincent van Gogh é, sem dúvida, um dos artistas que mais se autorretatou. A quantidade exuberante de autorretratos em sua obra – foram catalogados 37 pintados entre 1886 e 1889. Essa quantidade é um recorde para um artista pós-impressionista holandês e, também, um marco até para os padrões de hoje.

Autorretrato Van Gogh
Imagem: hjck.com

Transforme - Banner Instaarts

Leia também

Van Gogh: 20 fatos curiosos sobre ele que você não sabia
10 das obras mais famosas de Vincent Van Gogh

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários