Curiosidades

Como escrever sobre a sua arte e torna-la mais valiosa

Por Paulo Varella - março 27, 2019
1744 0
Pinterest LinkedIn

Os seres humanos se comunicam com palavras. Quando vemos algo que não entendemos, fazemos perguntas ou lemos sobre o assunto.

Nós coletamos e processamos informações escritas e verbais. É assim que formamos opiniões, tomamos decisões e agimos com palavras.

A arte é uma das coisas que as pessoas não entendem bem. Ela é também uma das coisas que as pessoas mais querem entender.

Eu raramente encontro alguém que não gosta de arte, mas conheco legiões de pessoas que falam que não entendem arte e que precisam de ajuda para entendê-la.

looking at art

Como artista é seu trabalho ajudá-los e a maneira mais fácil de fazer isso com a escrita … com palavras.

Antes da Internet, a escrita artística não era tão importante assim. Talvez devido ao fato de que o mundo da arte era muito menor, muito mais local ou regional na maior parte, não havia muitos artistas, e praticamente todo mundo que estava interessado em arte já era razoavelmente fluente e informado sobre ela.

Nos dias de hoje, o mundo da arte é um lugar muito diferente, tão diferente, na verdade, que o mercado potencial é basicamente global para artistas e compradores de arte.

A Internet mudou completamente a forma como a arte deve ser apresentada, porque agora o público não está mais confinado a uma área geográfica ou a um grupo seleto de pessoas, mas a todos em todos os lugares, independentemente de quão pouco ou quanto eles sabem sobre Arte.

Qualquer um que tenha o menor interesse em arte agora tem a oportunidade de procurar no mundo por qualquer arte e artistas que os atraiam e fascinem mais.

O que isso significa para o seu perfil on-line é que você não deve mais escrever sobre sua arte apenas para um grupo seleto de pessoas de dentro conhecedoras porque agora você está apresentando a todos.

looking at art 2

A fim de maximizar o seu público e maximizar suas oportunidades de exposição, você tem que escrever de uma forma que qualquer um possa entender, incluindo estranhos … ou talvez considerando como as coisas são agora … especialmente estranhos.

Você nunca sabe de onde uma grande oportunidade pode vir ou quem é um potencial comprador ou o que levou alguém a procurar pela sua arte, então cabe a você garantir que todas as partes interessadas tenham uma boa chance agir e dar a chance para seu trabalho se destacar de maneira mais rápida possível. E a maneira de fazer isso é escrevendo.

“Não cometa o erro que tantos artistas cometem de pensar que tudo que alguém tem que fazer é ver sua arte e instantaneamente ficará tão fascinado que fará o que tiverem que fazer para para descobrir mais sobre você. “

A Internet simplesmente não funciona dessa maneira. Se você não puder segurar os espectadores novatos ou, pelo menos, atrasá-los em 30 segundos ou talvez um ou dois minutos de contato inicial com sua arte, é muito provável que eles deixem seu website ou sua página de imagem e vão para outro lugar.

O tempo de atenção online é curto – muito curto – então você precisa fazer o que for necessário dentro de um breve período de tempo para convencer qualquer um que goste do que vê a desacelerar e dar uma olhada mais demorada.

Cabe a você ter as palavras e explicações no lugar – fáceis de ler e entender e estar pronto para qualquer um que tenha algum interesse em aprender mais.

Se você é como a maioria dos artistas, provavelmente escreve todos os seus próprios textos para as pessoas de arte, supondo que eles possam escrever (e muitos não podem … mas eles o fazem de qualquer maneira).

Pior ainda, muitos sites de artistas têm pouca ou nenhuma escrita, e não são muito mais do que grandes jogos de adivinhação. O que acontece com esse tipo de arte é que artistas e outras pessoas de arte geralmente conseguem entender o que está acontecendo – como amigos, curadores, críticos, galeristas e qualquer outra pessoa que já conheça arte – e isso é muito bonito isso.

O resto de nós fica sem noção. Como resultado, a base de fãs tende a permanecer a mesma, mas em um mundo onde a base de fãs tem o potencial de ser enorme e internacional, essa abordagem ultrapassada não faz mais sentido algum.

A escrita profissional de arte hoje em dia é diferente; Ele é escrita por pessoas que entendem como o mundo da arte mudou e quem sabe que tipo de linguagem é necessária para responder a essas mudanças.

Ela expande sua esfera de influência, alcançando alguém que goste de sua arte o suficiente para pausar por um momento, tempo suficiente para considerar seriamente seu significado – não importa quem elas sejam ou quão pouco eles possam saber sobre o que estão vendo. São as pessoas que você quer convencer, não aquelas que você já convenceu ou aquelas que já conhecem e apreciam o que estão olhando e que não precisam de ajuda.

A forma como a escrita profissional convence esses potenciais recém-descobertos compradores é apresentando sua arte de maneiras que qualquer um pode se relacionar – não em linguagem confusa ou em textos artísticos complicados, mas sim em escrever de forma simples, concisa, acolhedora e atraente de uma forma que encoraje as pessoas a quererem saber mais.

É disso que se trata a escrita profissional de arte nos tempos de hoje.

  • Primeiro, explica a sua arte de forma a torná-la acessível a um público amplo, não apenas para pessoas de arte, mas para todas as pessoas, especialmente aquelas que podem saber pouco ou nada sobre o que você faz.
  • Em segundo lugar, distingue a sua arte da de outros artistas e fala sobre o que a torna especial, significativa ou digna; com tantos artistas online hoje em dia e tanta arte sendo tão facilmente disponível, fazer a sua arte se destacar do restante é fundamental.
  • Em terceiro lugar e mais importante, isso obriga os visitantes interessados ​​a querer ver mais e talvez até conhecê-lo melhor – e essa é a parte que conta. É a parte que convida ao contato, interações, consultas e oportunidades de diálogo e discussão, e se for bem feita, pode levar a shows, vendas, representação ou qualquer outra coisa que você sonha em ter como artista.
Art-Exhibition

Caso você ainda não tenha descoberto uma maneira de fazer isto, fale comigo. Eu adoro escrever sobre arte. Faço isto profissionalmente para o Arteref.com ha mais de 13 anos e saber usar palavras de forma a enriquecer e melhorar a experiência sobre uma obra é o que eu mais tenho feito. Não venda sua arte incompleta escrevendo de forma inadequada (ou não escrevendo nada). Uma apresentação mal formulada é a última coisa que qualquer artista precisa. Então, o que exatamente você ganha quando escrevo sobre sua arte? Apresentações personalizadas e convincentes, declarações ou explicações que ajudam a sua arte a alcançar mais pessoas com mais eficácia do que qualquer tentativa amadora de fazer o mesmo.

Avatar

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de