Curiosidades

Como responder à uma crítica negativa sobre a sua arte?

Veja dicas de como dar o melhor retorno às críticas que você recebe

Por Paulo Varella - julho 15, 2019
2560 0
Pinterest LinkedIn

Todas as pessoas criativas têm uma coisa em comum: elas são ansiosas por um “feedback”, querem que seus trabalhos sejam vistos e desejam desesperadamente saber o que este trabalho diz ao espectador.

Ao mesmo tempo, pessoas criativas odeiam críticas. Para ser justo, todo mundo odeia críticas. Construtiva ou não, a crítica não é tão divertida quanto um elogio dizendo que nosso trabalho é brilhante.

Mas, de qualquer forma, artistas precisam de crítica, porém, esta nem sempre é positiva. Seria injusto esperar o contrário, mas também seria errado culpar o crítico.

Lembre-se, todo espectador traz suas próprias experiências, estéticas e ideias na hora de apreciar. A resposta ao seu trabalho é muito mais sobre eles do que sobre você.

Então, como lidar com esse juízo necessário quando não vem repleto de elogios?

Lembre que sua obra é única e que só você sabe quanto esforço e dedicação foram investidos nele. Essa autocrítica deve surgir antes de expor desde que não te reprima a ponto de você desistir de tudo.

Exposição

Para começar, precisamos aceitar que uma grande parte do que é ser um artista é estar sempre aprendendo e que, mesmo os artistas bem sucedidos estão abertos a novas ideias. Eles se esforçam para melhorar constantemente os seus resultados.

Então, pense no comentário como um aprendizado e que, assim como qualquer coisa que aprendemos, temos de discernir o que tem valor ou não.

Nem todo comentário sobre o seu trabalho será relevante. Uma das melhores respostas para uma crítica negativa é: “Isso é interessante”. Torna o seu retorno mais leve e não agressivo além de ser mais educado.

“Isso é interessante”, não aceita nem despreza a opinião, abre espaço para consideração, permite que você coloque o que achar melhor depois. Fará com que seu ego aceite o julgamento sem se sentir pequeno.

Portanto, não tenha medo de pareceres desfavoráveis. E mais importante, não deixe que isso te machuque. Seu trabalho como artista é aprender o que tem valor para você, isso sim é realmente interessante.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de