5 Brasileiros que tem o mundo na ponta do lápis

0
14004
Conversei com 5 Ilustradores que tem uma coisa em comum: Sua paixão pela cultura pop.

1 – O Primeiro da nossa lista é o Ilustrador Will Costa ele é de Florianópolis, e é bastante conhecido no Brasil e no exterior por suas obras realísticas e impecáveis.

Facebook | instagram

Your image is loading...

Perdoe-me por uma pergunta tão clichê, mas preciso fazê-la: quando e como você começou a desenhar?

Eu desenho desde criança, mas encarava como um passatempo. Era o que eu costumava fazer nos momentos livres, até que em 2012 eu abri uma página no facebook pra postar meus desenhos e a repercussão foi surpreendente. Esse incentivo e essa resposta das pessoas eram o que eu precisava pra passar a encarar essa paixão como um trabalho.

Qual foi a coisa mais inesperada que aconteceu no processo de criação das suas ilustrações?

Saber que o artista que eu estou desenhando já conhece meu trabalho. Por exemplo, quando desenhei a Taís Araújo ela me mandou algumas mensagens dizendo que estava muito feliz, porque já havia visitado a minha página e era fã do meu trabalho. Geralmente quando eu escolho uma personalidade pra desenhar, eu escolho alguém que eu admiro, e saber que é recíproco, que eles também curtem o meu trabalho, é algo que me deixa bastante honrado.

Qual foi a sensação de ter seu trabalho reconhecido internacionalmente? E como isso aconteceu ?

Isso aconteceu naturalmente, e é algo que até hoje me assusta um pouco. A internet tem esse poder de levar a sua mensagem a todos os cantos do mundo, e algumas das personalidades que eu desenho acabam vendo, compartilhando e divulgando também. Foi assim com a Nicki Minaj, por exemplo, que fez uma super divulgação do meu trabalho, postando meu vídeo desenhando ela e usando o meu desenho como imagem de perfil em suas redes sociais por 6 meses.

Qual o seu maior sonho atualmente?

Hoje o meu maior sonho é ser reconhecido por cada vez mais pessoas, poder viajar o Brasil fazendo exposições e realizar oficinas com crianças.

 

Fotógrafo capta o que acontece quando dançarinos param de se mover

9 Filmes com a temática gay pra lembrar do Crush

2Hiago artista de Santa Catarina além de ilustrar personalidades famosas, iniciou recentemente um canal no Youtube onde ele dá dicas e tutoriais de Ilustração.

Facebook | instagram | Youtube

Your image is loading...

Como é o seu processo de criação? Quanto tempo você leva em média por ilustração?

Bom, o processo de criação é simples, tudo começa na escolha do artista que vou desenhar, em seguida, mão na massa! começo no esboço (que é a parte mais difícil do desenho), e depois, a parte mais legal: a pintura! Parte que chama mais a atenção nos meus desenhos como vejo nos comentários da galera! gosto de fazer meus desenhos com o máximo de detalhes! Em relação ao tempo que eu levo em cada Ilustração, depende muito dos detalhes do desenho, ou quando eu to com tempo livre, já fiz desenhos em algumas horas, como também já levei 3, 5 dias num desenho, então é muito relativo!

Qual foi o desenho que você mais gostou de fazer e porquê ?  

Essa pergunta é bem difícil, a cada novo desenho vai surgindo um preferido, até por que  desde o primeiro desenho pra cá venho melhorando bastante, então, os mais recentes são os que eu mais gosto! Mas, também tem a parte em que alguns desenhos tem uma algum tipo de história, em que o artista viu, comentou e até compartilhou em suas redes sociais, então, esse também se enquadram nos favoritos, como eu disse antes, essa foi bem difícil! hahah 

 Quais são os lados positivos e quais os negativos sobre ser um artista no Brasil?

-Então, outra pergunta difícil, ser artista no Brasil não é uma coisa muito fácil. isso é horrível, mas não consigo pensar num lado positivo em ser artista no Brasil, claro que com o crescimento das mídias sociais muitos artistas tiveram evidência, hoje vejo atém em programas de tv, um pequeno espaço pra divulgação de artistas brasileiros, mas ainda acho pouco, tendo em vista o valor que os artistas de fora tem! Já os pontos negativos, já me vem vários, infelizmente. começando pela parte da valorização dos artistas que comercializam suas artes, as pessoas, não dão valor algum á algo feito á mão, á algo único, a cabeça do povo anda muito fechada sobre isso. Muitas pessoas copiando uns aos outros, colocando artistas contra outros artistas e por aí vai. Espero muito que um dia isso mude, já que nós brasileiros somos muito ricos em arte! 

Já recebeu alguma crítica negativa sobre seu trabalho? Como você reage a essas críticas? 

Já recebi MUITAS críticas, sempre recebo, mas sempre absorvo ás que realmente fazem sentido, na esperança de mudar pra algo melhor! Mas claro que em comparação aos elogios, as críticas são minúsculas, sou muito grato a cada seguidor que eu conquistei por meus desenhos, leio sempre os comentários e sempre fico surpreso em como algumas pessoas gostam daquilo e precisam de ajuda ou até um incentivo de alguém pra fazer arte, eu fico muito feliz em poder ajudar essas pessoas. Acho muito legal quando todos se unem pra ajudar a fazer com que um artista veja meu desenho, a quantidade de pessoas que pede dicas, tutoriais e até vídeo aulas, enfim! Críticas tem muitas e todo mundo recebe, mas acho que tem algo maior e mais gratificante que é o reconhecimento!! 

3 – Leandro Britto é um ilustrador Paulista, que também se inspira na cultura pop para criar Ilustrações magníficas, Artistas como Britney Spears, Beyonce, Rihanna, Ariana Grande entre outros, foram ilustrados com perfeição pelo artista.

Facebook | instagram

Your image is loading...

Como você busca suas inspirações? Você já desenhou algum artista que você não gosta?
Quando eu pego o lápis e o papel minhas inspirações vem dos meus artistas favoritos, as músicas deles são muito inspiradoras para mim na hora de desenhar, eu sempre to buscando deixar meus desenhos com o estilo do artista desenhado.
Sim uma vez eu tive que fazer um desenho por encomenda que me pediram do MC Gui, eu não gosto dele, mas fiz porque um cliente me pediu.

Qual foi a coisa mais incomum que você já ilustrou na vida?
Uma vez um cliente me pediu pra desenhar a foto de seu cachorro de estimação ao lado de um leão, eu não entendi muito bem o motivo mas mesmo assim eu fiz kkkkkkkk.

“Como assim você não aceita fazer um desenho meu por 10 reais? Nem precisa pintar é só um esboço” Existe desvalorização de seu trabalho ? como você reage a isso ?
Sempre que alguma pessoa me pergunta “Quanto você cobra por um desenho?” e eu respondo, a maioria sempre fala que tá muito caro. E dizem que eu deveria fazer mais barato porque é “apenas um desenho”… mas não é apenas um desenho, pois o meu trabalho é realistico, demorado e detalhado e nisso eu levo bastante tempo para fazer, se a passoa não quiser pagar o valor que eu cobro eu simplesmente não faço. Infelizmente o desenho hoje em dia não é valorizado como deveria, eu fico triste porque a maioria vê o trabalho de um desenhista como algo que não da futuro.
Qual o seu maior sonho atualmente? E como almeja realizar esse sonho ?
Meu maior sonho é ser reconhecido pelo meu talento e mostrar para todos que o desenho realistico é sim uma forma de arte. Eu pretendo ta sempre fazendo novos trabalhos e divulgando sempre minha arte para que eu possa crescer cada vez mais nesse ramo.

4- Pedro Lopes é Gaúcho, o artista é bem reconhecido em suas redes sociais, seu instagram tem mais de 162 mil seguidores onde ele compartilha não só suas ilustrações prontas, mas todo o seu processo de criação.

Facebook | instagram | Twitter | Tumblr

Your image is loading...

Quando você descobriu ou decidiu que seria ilustrador? Como foi?

Eu sempre gostei de desenhar, desde criança eu desenhava pessoas, mas nunca imaginei em ser ilustrador. Descobri que podia ser desenhista em 2012, quando eu postei meu primeiro desenho nas redes sociais e obtive bastante comentários positivos. Foi aí que eu comecei a me interessar mais por desenhos e pinturas, comprei lápis novos, materiais diferentes e participei de grupos artísticos no Facebook. Desde então, passei a praticar todos os dias. Não fico um dia sem ao menos esboçar alguma coisa.

Como é a sua relação com os seus clientes durante o processo de ilustração? Normalmente o Cliente “dirige” a arte ou o ilustrador tem liberdade de dar vida ao trabalho como achar melhor?

As pessoas que me procuram pra trabalhos, geralmente já estão cientes de como são meus desenhos. Não costumam ser exigentes a ponto de modificar algo, no máximo é aplicar uma coloração diferente da foto original. No entanto, já tive sim cliente que mandou uma imagem como base e, tive que transformar em algo totalmente diferente. Eu costumo mandar o andamento do desenho pra pessoa ir acompanhando e opinando, caso ela queira mudar alguma coisa.

Quais são suas “preocupações” quando você está criando uma ilustração? Que características você considera que uma boa ilustração deve ter?

Eu não costumo criar ilustrações, eu geralmente uso imagens como referência. Minha principal preocupação é a semelhança, procuro observar cada detalhe, cada traço da foto que estou usando. Me considero muito autocrítico, se não estiver parecido com a imagem, eu não posto. Coloração e sombreado também é uma preocupação frequente no meu dia a dia. Se a coloração não está de acordo, eu não posto também. Claro que isso se torna mais fácil com o tempo, prática é fundamental.

Que outros ilustradores, brasileiros ou não, inspiram você ou despertam sua admiração?

Acompanho muitos ilustradores, mas não me inspiro neles. Tenho uma grande admiração é claro, mas minhas inspirações não partem deles. Prefiro ficar a noite acordado ao som de uma música, ou então vendo algum filme ou série. É algo muito imprevisível! Já cansei de estar andando na rua por exemplo e então passar alguém ouvindo uma musica e eu ficar mega inspirado. Aquela vontade doida de correr pra casa e desenhar, dar o meu melhor. Confesso que minhas inspirações são mais a noite devido o silêncio, sem preocupações de alguém me chamando. Colocar os fones de ouvido, dar o “play” e desenhar.

5 –Victor Chevalier Nasceu em São Paulo  e tem como referência a Androginia e moda Genderless, suas obras sempre revelam um olhar enigmático e penetrante para quem as observa.

Facebook | instagram

Your image is loading...

Quais as vantagens e as desvantagens de se trabalhar com arte no Brasil?

Eu acho que o Brasil ainda tem algumas dificuldades em relação a educação da arte, e a desvalorização acaba acontecendo já nas escolas. Acho que temos um caminho muito longo ainda pela frente até conseguirmos receber o respeito que a arte merece, porém temos vários artistas muito bons acontecendo, e isso é um jeito animador de ver o lado bom das coisas.

Você tem algum ritual em seu processo de criação? Existe algum fator que te atrapalhe ou até te impeça de ilustrar?

Meu ritual basicamente se resume a estar sozinho e beber água gelada, parece estranho mas sempre acontece assim. O que me atrapalha no geral é não estar confortável.

Qual foi a ilustração mais difícil que você já fez na vida e porque foi tão difícil ?

Eu acho que todas elas têm dificuldades diferentes, não só tecnicamente, mas em relação a vários outros fatores por volta. No geral elas são mais difíceis quando estão em um tamanho maior.

Como você enxerga sua carreira daqui a alguns anos? Se você pudesse mandar uma mensagem para alguém que está começando agora a desenhar qual seria?

Não desista, é um caminho muito longo e considerem que eu estou a quilômetros do meu objetivo ainda, mas continuo caminhando em direção a ele. A minha vontade é continuar evoluindo e me sentir orgulhoso do meu próprio trabalho, espero que uma carreira seja consequência disso.

 

 

 

Veja também:

PINK MUSIC: 8 Artistas Gays que decolaram na indústria musical.

 

 

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here