artes tradicionais

Mosaicos: da antiga mesopotâmia ao design contemporâneo

Conheça a história dessa categoria artística.

Por Equipe Editorial - abril 11, 2022
2115 0
Pinterest LinkedIn

O que são mosaicos?

Mosaicos são colagens compostas por pequenos pedações de materiais coloridos, como vidro, pedras ou cerâmicas. Suas peças são cortadas, moldadas e organizadas em padrões, visando compor uma imagem.


História dos mosaicos

Os mosaicos têm sido um estilo de arte popular em várias culturas ao redor do mundo. Os primeiros conhecidos foram encontrados em um templo mesopotâmico (aproximadamente 3000 a.C.). Compostos de marfim, conchas e pedras, eles lançaram as bases para os mosaicos feitos milhares de anos depois na Grécia Antiga e no Império Romano.

Diferentemente dos fabricantes de mosaicos da Mesopotâmia, no entanto, os artistas clássicos optaram por criar figuras, padrões e motivos em suas obras desse estilo.

mosaicos; Close de detalhe em mosaico no piso da Vila dos Pássaros em Alexandria, Egito (© Ariadne Van Zandbergen:Alamy)
Close de detalhe em mosaico no piso da Vila dos Pássaros em Alexandria, Egito (© Ariadne Van Zandbergen:Alamy)

Do século IV até a Renascença, os mosaicos surgiram nas basílicas católicas em toda a Itália. Essas obras de vidro adornavam os tetos e o chão, e geralmente retratavam santos e outras figuras bíblicas.

Os mosaicos também são um marco da arquitetura islâmica, mostrando-se particularmente populares nos séculos VII e VIII. Essas obras geralmente apresentam formas geométricas repetidas, cores vivas e padrões ornamentados e aparecem tanto dentro quanto nas fachadas de mesquitas.

Teto do Mausoléu do poeta persa Hafez em Shiraz, província de Fars, Irã.
Teto do Mausoléu do poeta persa Hafez em Shiraz, província de Fars, Irã.

Durante a Idade Média, os mosaicos eram centrais para a arte bizantina. Enquanto a maioria destes trabalhos foram destruídos, aqueles que permanecem são conhecidos como alguns dos mosaicos mais belos do mundo.

Mosaico de Ravenna
Mosaico de Ravenna

Com o advento da arte renascentista (c.1400), a confecção de mosaicos declinou gradativamente, haja vista que a pintura em afrescos oferecia um maior realismo estético.


O mosaico e a pintura

O mosaico é uma das formas de arte mais próximas da pintura, ambos apresentando uma imagem bidimensional. Além disso, tanto o mosaico como a pintura são adequados para a decoração de superfícies em grande escala. No entanto, ao contrário do pintor, o mosaicista é limitado em sua paleta de cores, por sua escolha de materiais.

É extremamente difícil conseguir a mesma variação tonal de luz e sombra que pode ser obtida usando tinta a óleo, cujo espectro de cores é enorme. Mesmo assim, a arte em mosaico possui atributos que a tornam mais eficaz para efeitos de distância. A principal delas são as qualidades de captura de luz das tesselas de vidro usadas, que podem ser ainda mais aprimoradas pela aplicação de folhas de ouro / prata na parte de trás das peças de vidro, ou definindo estas últimas em um ângulo refletivo.


Transforme - Banner Instaarts

Século XXI

Após um retorno de produção a partir do século XIX, agora, os mosaicos podem ser feitos usando software de projeto assistido por computador (CAD).

Esses programas podem ser empregados por pessoas individualmente ou por sistemas de manufatura robótica. De modo a acelerar o processo de criação de mosaicos, eliminar erros e reduzir custos, eles estão agora sendo montados por robôs controlados por computador, e não à mão. A produção pode ser 10 vezes mais rápida com menos erros.


Veja mais

https://arteref.com/movimentos/o-que-e-a-arte-rupestre-e-quais-sao-as-suas-caracteristicas/

Fontes


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários