Daniel Nikolaus Chodowiecki, nascido na Polônia é conhecido por suas inúmeras gravuras produzidas na Alemanha, país onde atuou por muitos anos como diretor da Academia de Arte de Berlim até falecer em 1801.
No centro acima, sentados: Hera e Zeus. Do lado direito de cima para baixo: Atena, Hefesto, Afrodite com Eros no colo e Ares. Ao fundo: as três Graças. No centro inferior: Poseidon, segurando o tridente. À esquerda de baixo para cima: Ártemis, Deméter, Hermes e Apolo. A figura coberta por um véu é Héstia. Repousando sobre a nuvem ao lado de Hera: Íris.
A gravura Deuses do Olimpo produzida em 1774 transita entre o estilo Rococó e o Neoclássico, que se manifesta a partir da segunda metade do século XVIII. Estilo gracioso e sensual, o estilo Rococó atinge o auge na primeira metade do século XVIII, no edílico mundo de lazer e alegorias, principalmente junto às cortes francesa e alemã, enquanto o estilo Neoclássico, com qualidades estéticas afinadas com a Antiguidade Clássica, emerge a partir da segunda metade do século XVIII até meados do século XIX, espalhando-se por toda Europa.
Na reunião dos deuses é possível verificar essa dúvida no artista: enquanto algumas figuras mantem posições despretensiosas do estilo anterior, outras apresentam posturas das antigas estátuas, dentro dos conceitos do Neoclássico, no entanto, ainda mantêm o ar delicado e gracioso do Rococó.
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…
View Comments
Muito bom!
Texto claro e explicativo, demonstrando conhecimento sobre o assunto.
A autora nos mostra um pintor, para mim desconhecido, que nos fascina com suas pinturas.
Por favor, que livro pode ser adquirido que represente bem Chodowiecki, ou que possua várias das suas gravuras?
Agradeço,
José Guilherme R. da Silva
Olá José Guilherme. Agradeço o contato. Você encontra algumas das gravuras de Daniel Nikolaus CHODOWIECKI no endereço: https://www.rijksmuseum.nl/en/content-search?q=Chodowiecki
Obrigada pela dica, Fátima!