Artista da Semana

Conheça Aldemir Martins: O pintor que representou o Nordeste

Com um estilo único, o artista representa fortemente a marca da paisagem e do homem nordestino

Por Equipe Editorial - junho 28, 2019
2542 0
Pinterest LinkedIn

Aldemir Martins foi um pintor, gravador, desenhista e ilustrador, nascido em 8 de novembro de 1922, na região do Vale do Carirí (Ceará). Seu talento já era perceptível desde criança, pois, ao ser enviado Colégio Militar de Fortaleza (1934), tornou-se o orientador artístico de classe.

Filho de um modesto funcionário público e de uma dona de casa descendente dos índios tapuias, Aldemir Martins teve uma infância pobre. O Exército seria uma das poucas oportunidades possíveis de inclusão social naquele momento. Lá, também se destacou pelo seu talento artístico. Desenhou o mapa aerofotogramétrico de Fortaleza e conquistou seu primeiro prêmio ao vencer o concurso promovido pela Oficina de Material Bélico, na pintura de viaturas do exército. Graças a isso recebeu a patente de “Cabo Pintor”.

Aldemir Martins
Aldemir Martins

O artista sempre revelou uma produção artística intensa em campos variados (pinturas, gravuras, esculturas, cerâmicas, desenhos) e em superfícies diversas, desde pequenas madeiras para caixas de charuto, papéis de carta, cartões, telas de linho — até formas de pizza.

Seus traços fortes e tons vibrantes tornam suas obras inconfundíveis. Hoje, estão expostas em museus e coleções privadas na França, Suíça, Itália, Alemanha, Polônia, México, Argentina, Uruguai, Peru, Estados Unidos, Chile e Brasil.

Seus trabalhos, muito importantes para o cenário artístico brasileiro, representam fortemente a marca da paisagem e do homem do nordeste. Em 5 de fevereiro de 2006, aos 83 anos, Aldemir morreu de infarto em São Paulo.

Principais obras

Gato Azul - Aldemir Martins
Gato azul (2003)

Gato amarelo - Aldemir Martins
Gato amarelo (2000)

aldemir-martins-galo-oleo-sobre-tela-5164g
O Galo

Vaso-com-flores

O Cangaceiro - Aldemir Martins
Cangaceiro (1998)

Paisagem - copy
Paisagem

Curiosidades

1) Aldemir Martins ajudou a criar a Sociedade Cearense de Artistas Plásticos com Mário Barata, Antonio Bandeira e João Siqueira Esse grupo monta um espaço para exposições permanentes, organiza salões e cursos de arte.

2) Foi condecorado pelo governo brasileiro com a Ordem do Rio Branco, em grau de Cavaleiro.

3) Sua carreira atingiu o ápice ao ser premiado como melhor desenhista internacional na 28.ª Bienal de Veneza (1956) e expor em diversas partes do mundo.

4) Criou o cenário para o 1.º Festival da MPB, da TV Record, em 1962.

5) Em 1975 criou as imagens de abertura das novelas Gabriela (1975) e Terras do Sem Fim (1981), ambas da rede Globo. Nos anos 1980, ilustrou jogos de mesa, camisetas e latas de sorvete da Kibon.

Veja também

https://arteref.com/artista-da-semana/quem-e-beatriz-milhazes-e-5-curiosidades-sobre-a-artista/

Fontes

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários