Doris Homann

alemã, 1898-1976
Disponibilidade
Categoria
Galeria
Valor
Ano da Obra
Doris Homann

Doris Homann nasceu em 1898, em Berlim, na Alemanha, e faleceu em 1976, em São Paulo, Brasil. Pintora, escultora, desenhista, gravadora e ceramista, Doris era uma artista figurativa, ela foi influenciada pelo surrealismo e expressionismo.

Estudou em Berlim no Konigstatisches Lizeom (Royal Lyceum) e na Academy of Fine Arts, com os mestres Martin Brandenberg, Wendel, Willy Jackel e Clovis Corinth. Ela fazia parte do círculo de artistas que se reuniram em torno do escultor e pintor Otto Freundlich.

Participou de 16 exposições coletivas e individuais em Berlim. Ela se tornou amiga de Kathe Kollwitz, George Grocz, Bertholt Brecht, Erwin Piscator, Mayakowisky, Fanny Remak e os membros da Bauhaus.

Considerada uma artista vigorosa e promissora, ela viveu com Kandinski, August Kuhu Folix, Robertz Martin Breslaner e Franz Inng. Doris era uma militante antinazista, ilustrou livros e colaborou no Berlnm am Morgen, no Die Fran, no Die Rote Fahne e no jornal satírico Der Knnppel.

Ela morou em Roma e Milão, na Itália, e em 1948 mudou-se para o Brasil, onde realizou 21 exposições no Rio de Janeiro e em São Paulo. Recebeu vários prêmios.

Nenhum artigo sobre esse artista no momento.