Eduardo Sued

brasileiro, 1925
Disponibilidade
Categoria
Galeria
Valor
Eduardo Sued

Eduardo Sued nasceu no Rio de Janeiro em 1925, é um pintor, gravador e desenhista brasileiro.

O artista não se vincula a nenhum movimento específico. Sua carreira teve uma breve etapa pautada no figurativismo, mas logo se encaminha para abstração geométrica. Tende a ser classificado atualmente como “concretista” ou “construtivista”.

Cursou a Escola Nacional de Engenharia, no Rio de Janeiro, de 1946 a 1948, não concluindo o curso. No ano seguinte estudou desenho e pintura com Henrique Boese, também no Rio. Entre 1950 e 1951, trabalhou como desenhista no escritório do arquiteto Oscar Niemeyer (1907).

Em 1951 recebe, através da embaixada francesa, a bolsa Étudiant Patronné e viaja para Paris, onde frequenta as academias La Grande Chaumière e Julian. Neste período entra em contato com as obras de Pablo Picasso, Joan Miró, Henri Matisse e Georges Braque.

Inicia- se em 1956 a carreira de professor de desenho, pintura e gravura em metal, atividade que abandona 1980. O interesse por grandes áreas cromáticas e a busca por mais plasticidade levam-no a dedicar-se de forma cada vez mais exclusiva à pintura em meados dos anos 1960.

Nenhum artigo sobre esse artista no momento.