Mercedes Lachmann

brasileira,

Nenhuma obra deste artista no momento.

Disponibilidade
Valor
Mercedes Lachmann

Mercedes Lachmann vive e trabalha no Rio de Janeiro. É graduada em Comunicação Visual pela PUC-RJ e continuou sua formação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) cursando pintura e desenho até 1988. Retoma seu processo criativo em 2010, e inicia na EAV diversos cursos, em especial com Iole de Freitas, com quem prosseguiu até 2016. Desde 2010, participa do grupo de estudos coordenado por Paulo Sergio Duarte, crítico de arte. A partir de 2014, passa a apresentar suas produções em diversas exposições coletivas no Brasil e no exterior. Foi indicada ao Prêmio PIPA 2018. 

Lachmann realiza esculturas e instalações de grandes dimensões, prezando pelo volume e pela tridimensionalidade dos objetos. Em seus trabalhos, a água é um elemento recorrente, que remonta à efemeridade da vida, ao transitório, à permanência versus o desaparecimento e às transformações da matéria. Trazer a água como parte de sua poética é dialogar com as questões da natureza e também com o mar. 

Tudo que Mercedes Lachmann apresenta em suas instalações conversa com a natureza – ou a falta dela, como é o caso do barco na Praça Paris, no Rio de Janeiro. Por serem de grandes dimensões, a artista lida com o desafio frente às situações monumentais, que necessitam de um envolvimento maior, fazendo uma apropriação do espaço – muitas vezes público – e conversando com a cidade. 

O lugar influencia o trabalho da artista carioca. O diálogo entre o espaço, os materiais e a forma estabelecem uma relação imediata para o desenvolvimento do projeto proposto. Para cada lugar – seja uma galeria, um museu ou um espaço aberto – é pensado um jeito diferente de expor e de trabalhar aquela espacialidade. O encontro dessas situações permite à artista trabalhar diferentes dimensões, verticalidades e horizontalidades que fazem parte de suas produções. 

Cronologia

Exposições coletivas
2018
Artistas sem Galeria, Galeria Sancovsky - SP
Artistas sem Galeria, Zipper Galeria - SP
2017
Para Todos, Galeria Fortes D’Almeida & Gabriel – Carpintaria, RJ
Displacement Exhibition, Ugly Duck - Londres, UK
2016
Intervenções Bradesco/ARTRIO, Museu da República - RJ

Nenhum artigo sobre esse artista no momento.