Viana Escultor

Brasileiro, 1970
Viana Escultor

Mauro Rego Viana nasceu em São Paulo em 30 de novembro de 1970. Estudou no Instituto de Artes da Unesp de 1990 à 1993, músico de formação. Desde 2018 vem desenvolvendo sua carreira como escultor, escolhendo Viana Escultor como nome artístico.

Em 2019 fez suas primeiras exposições junto aos concertos da Orquestra Arte Barroca em São Paulo: Igreja São Luis da Av. Paulista, Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras da Alameda Jaú, Espaço Cachuera e na Sociedade Antroposófica no Brasil. 

Tocou em diversas orquestras sinfônicas, quartetos de cordas, teatro, TV e gravações. 

Aluno do escultor Gutê desde 2017, o ateliê de Viana encontra-se em Igaratá-SP.

Está com uma exposição coletiva montada desde março de 2020 no Museu Municipal de Arujá (Os Três Sentidos) aguardando a reabertura. Devido a pandemia do Covid-19 houve o cancelamento temporário das atividades culturais do museu e da temporada 2020 da Orquestra Are Barroca, onde daria continuidade a outras exposições.

Na ocasião da exposição do 3o. programa da temporada 2019 da Orquestra Arte Barroca com ilustrações de suas obras (Salve Regina Handel, Nisi Dominus Handel e Dixit Dominus Handel), o escultor Gutê o citou:

“Viana, uma grata surpresa. Durante a minha longa trajetória como mestre de escultura já tive centenas de alunos, e poucos, como ele, atingiram resultado satisfatório no difícil caminho da escultura optando pelo expressionismo, onde o caráter da obra é visceral. Viana criou uma linguagem própria com muita personalidade e encontrou um equilíbrio técnico nestas obras que surpreendeu-me.”


Intagram: @vianaescultor