5 mulheres que mudaram a história do cinema.
Dentre diversas ganhadoras do Oscar, trouxemos personalidades distintas que não atuam somente em frente as câmeras, mas também são peça chave por trás das lentes.
Para exaltar e dar notoriedade a estrelas importantíssimas na indústria cinematográfica, nós do trouxemos 5 mulheres que mudaram a história do cinema.
Quando se trata de combater a desigualdade de gênero, Hollywood parece ficar sempre para trás. Com uma frequência deprimente, surgem histórias e estatísticas que fazem Hollywood parecer um lugar inóspito para mulheres, relatos de estrelas como Jennifer Lawrence falando sobre a disparidade salarial, até os números que nos dizem que as mulheres dirigiram apenas 6% dos filmes de Hollywood em 2013 e 2014. Porém, para a surpresa de muitos, a indústria cinematográfica nem sempre foi assim. De fato, havia mais mulheres trabalhando em Hollywood nas duas primeiras décadas do que atualmente.
5°, Meryl Streep (atriz)
Conhecida como uma das atrizes mais premiadas de todos os tempos, Meryl Streep já recebeu 21 indicações ao Oscar (recorde entre as categorias ligadas a atuação), vencendo três vezes. Também recebeu 30 indicações ao Globo de Ouro, vencendo nove, também um recorde para o prêmio. A atriz também recebeu três Emmys, dois Screen Actors Guild Awards, o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes e no Festival de Berlim, cinco New York Film Critics Circle Awards, dois BAFTA, dois Australian Film Institute Award, quatro indicações ao Grammy Award e uma indicação Tony Award, entre outros prêmios.
Recebeu o prêmio honorário do American Film Institute em 2004 e o Kennedy Center Honor em 2011, ambos por sua contribuição para a cultura dos Estados Unidos através das artes performáticas, sendo a mais jovem artista da história a receber tal distinção. Foi condecorada por duas vezes pelo presidente Barack Obama, em 2010 e 2014, com a Medalha Nacional das Artes e a Medalha Presidencial da Liberdade, mais alta condecoração civil dos Estados Unidos.
4°, Hattie McDaniel (atriz)
Foi uma atriz e cantora norte-americana. Em 1940 se tornou a primeira artista afro-descendente a receber o Óscar de melhor atriz coadjuvante pelo filme … E o Vento Levou.
Obras em Destaque
Hattie McDaniel nasceu em Wichita, no Kansas em 10 de junho de 1895. Seus pais eram o pastor batista Henry McDaniel e a cantora gospel Susan Holbert. Sua avó paterna tinha sido uma escrava num grande latifúndio da Virgínia, e seu pai nasceu sob a condição de escravo. Henry McDaniel serviu como soldado no Exército da União durante a Guerra Civil Americana. Hattie era a mais nova de treze irmãos. Sua família viveu brevemente em Fort Collins, no Colorado, na Rua Cherry número 317 (numa casa que existe até hoje), e Hattie estudou na Escola Franklin.
3°, Edith Head (designer de figurino)
Edith Claire Posener nasceu em San Bernardino, Califórnia nos Estados Unidos em 28 de Outubro de 1897. Ela era formada em Letras/Francês pela Universidade da Califórnia em Berkeley em 1919, no ano seguinte fez o seu mestrado em línguas românticas. Começou como professora substituta lecionando francês na Escola Episcopal em La Jolla, um ano após começou a ensinar francês na Escola de Hollywood para Meninas, desejando um salário maior, Edith entrou na Faculdade de Arte Chouinard frequentando as aulas à noite, assim ela poderia lecionar disciplinas de arte também. Foi lá que Edith conheceu o seu marido Charles Head, irmão de sua melhor amiga Betty.
Casou-se no dia 25 de Julho de 1923, o casamento durou até 1936, quando se divorciou de Charles, mesmo separada, Edith manteve o sobrenome do ex-marido por questões profissionais.
Em 1924, Edith mesmo sem experiência com arte, design e figurino consegue uma vaga no departamento de figurino nos Estúdios Paramont, anos mais tarde, ela admitiu que pegou “emprestado” os desenhos de outra pessoa para a entrevista de emprego.
(Ela foi inspiração para a personagem Edna Mode em Os Incríveis, animação da Pixar Animation Studios/Estúdios de Animação Pixar)
2°, Laura Cardoso (atriz)
Laura Cardoso, nome artístico de Laurinda de Jesus Cardoso Baleroni (São Paulo, 13 de setembro de 1927), é uma atriz brasileira de cinema, teatro e televisão. É considerada uma das melhores atrizes do Brasil.
Pioneira da televisão no Brasil, Laura tem atuado em teleteatros, séries e novelas desde a década de 1950 na extinta TV Tupi, estreando em 1952 com Tribunal do Coração, e posteriormente em várias emissoras. É uma das atrizes que mais atuou na TV com 74 trabalhos em seu currículo, incluindo mais de 50 novelas. Também fez 28 longas-metragens para o cinema. Em 2002 ganhou o Troféu Mário Lago pelo conjunto de sua obra na televisão. É viúva do ator, roteirista, diretor e produtor de televisão Fernando Baleroni com quem teve duas filhas: Fátima e Fernanda
1°, Fernanda Montenegro (atriz)
Fernanda Montenegro (nome artístico de Arlette Pinheiro Esteves Torres; Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1929), é uma atriz brasileira de cinema, teatro e televisão.
Considerada tanto pelo público quanto pela crítica brasileira como uma das maiores damas do teatro, TV e cinema de todos os tempos, é a única atriz brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz, sendo nomeada por seu trabalho em Central do Brasil, em 1998.
Após a apresentação das 5 mulheres que mudaram a história do cinema, nós gostaríamos de ressaltar que essa é uma pequena parcela perante as estrelas que fazem da indústria cinematográfica um grande palco de talentos. E você, deixe nos comentários nomes de atrizes que na sua opinião são indispensáveis na história do cinema.
Fontes: Universal Globo