Inédito! Quadrinhos Italianos de 1950 até hoje
Quem são os artistas?
Tiziano Sclavi, Milo Manara e Pratt, Sergio Bonelli e Crepax, tidos como os maiores do mundo, dividem espaço com os também renomados Romano Scarpa, Andrea Lavezzolo, Benito Jacovitti, Massimo Rotundo e Simone Bianchi,
O que terá na mostra?
70 trabalhos, dos quadrinhos populares aos cultos, passando pelos da contracultura aos eróticos
Onde vai ser?
Centro Cultural São Paulo (endereço abaixo).
É um bom programa?
Sim, o Centro Cultural São Paulo é uma programação que pode ser desfrutada gratuitamente ou a preços populares, com espetáculos de teatro, dança e música, séries voltadas à literatura e à poesia, mostras de artes visuais, atividades ligadas aos acervos, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e palestras.
Quando?
5 de julho a 14 de agosto de 2016
Focada nos quadrinhos italianos a partir dos anos 50, mostra relembra personagens inesquecíveis e histórias de tirar o folêgo
No Ano da Itália na América Latina, o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo apresenta a exposição inédita Comics Que Paixão! – Quadrinhos Italianos de 1950 Até Hoje. A mostra entra em cartaz em 5 de julho no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, e segue até 14 de agosto. Na abertura, o curador Maurizio Scudiero estará presente para um bate-papo com o público. Entrada franca.
Ao todo, serão expostos cerca de 70 trabalhos dos mais variados autores e temáticas das últimas seis décadas. Nomes como Tiziano Sclavi, Milo Manara e Pratt, Sergio Bonelli e Crepax, tidos como os maiores do mundo, dividem espaço com os também renomados Romano Scarpa, Andrea Lavezzolo, Benito Jacovitti, Massimo Rotundo e Simone Bianchi, por exemplo. Entre os personagens não poderiam faltar Dylan Dog, Zagor e Martin Mystere, além das adaptações americanas de Mickey Mouse (Topolino), X-Men e Spiderman. Valentina, personagem erótica inspirada nas feições da atriz do cinema muda Louise Brooks, também está na mostra.
Como comentou o escritor Umberto Eco (1932-2016) em seu célebre ensaio “Apocalípticos e Integrados”, as histórias em quadrinhos têm importância cultural ao atingirem leitores das mais diversas faixas etárias e condições sociais. A exposição Comics Que Paixão! cumpre bem o seu papel de mostrar ao público brasileiro esta riqueza de valores: dos quadrinhos populares aos cultos, passando pelos da contracultura aos eróticos, sem se esquecer da evolução dos traços e da complexidade das histórias ao longo do tempo.
“Os quadrinhos, nos últimos anos, se transformaram para ‘renascer’, incrementando significativamente a qualidade e o componente literário, de tal modo que este último chegou a superar a parte visual, reduzida, às vezes, ao essencial”, explica o curador, que garante que a história dos quadrinhos italianos não para por aí. É ver para crer.
SERVIÇO:
Exposição Comics Que Paixão! – Quadrinhos Italianos de 1950 Até Hoje
Data: 5 de julho a 14 de agosto de 2016
Local: Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro- 1000 – Paraíso – São Paulo-SP — Estação Vergueiro do Metrô)
Horário: Visitação: Terça a Sexta, das 10h às 20h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada franca
Veja também: