Cinema

O vento lá fora

Por Paulo Varella - fevereiro 4, 2015
3908 0
Pinterest LinkedIn

maxresdefault

Quando foi a última vez que parou para escutar o som do vento? Muitos dirão que nem se lembram. Mais alguém consegue perceber o problema nisso?

“Olá, guardador de rebanhos
Aí à beira da estrada,
Que te diz o vento que passa?”

“Que é vento, e que passa,
E que já passou antes,
E que passará depois.
E a ti o que te diz?”

“Muita cousa mais do que isso.
Fala-me de muitas outras cousas.
De memórias e de saudades
E de cousas que nunca foram.”

“Nunca ouviste passar o vento.
O vento só fala do vento.
O que lhe ouviste foi mentira,
E a mentira está em ti.”

(O Guardador de Rebanhos – Poema X / Alberto Caeiro)

fernandopessoa

Este DVD é mais que a escuta do vento lá fora; é também a escuta do que há de mais intenso na poesia.

Basicamente a declamação de poemas de Fernando Pessoa pela professora Cleonice Berardinelli junto à cantora Maria Bethânia, o documentário reúne também trechos de intensos ensinamentos sobre um dos maiores poetas da língua portuguesa – além da exibição de raras imagens.

É de fazer chorar. Não aquela lágrima salgada que escorre pelo rosto, mas sim aquela que fica presa em nós, passeia por todo nosso peito/alma, nos deixa arrepiado, com a respiração lenta e serve de termômetro para medir nossa sensibilidade.

maxresdefault (1) (1)

Cleonice Berardinelli é uma grande estudiosa da poesia de Fernando Pessoa. Também uma exímia declamadora, a professora escreveu a segunda tese no mundo sobre o poeta; poder assistir um trabalho desses com a sua presença é realmente muito tocante. Além da figura de Maria Bethânia, a cantora que reafirma a cada disco o espaço da poesia dentro da música.

Em termos técnicos o documentário também é impecável. Não sou a melhor pessoa para falar sobre cinema mas, neste trabalho, não é difícil perceber como, usando os moldes clássicos de um filme do gênero, o diretor Marcio Debellian conseguiu exprimir muito além do que qualquer um esperaria.

Tudo parece casar da melhor forma. Com os nomes envolvidos isso não seria difícil, mas a relação entre as intérpretes e a forma como elas encaram a poesia é de se admirar. Ambas parecem estar muito contentes e deixam claro estar fazendo aquilo com muito amor.

Não muito longo, esse é um daqueles filmes que acabam e não te permitem levantar; sua perna bambeia e o corpo formiga. Quando os créditos finais começam você espera por mais. Ainda aparecem algumas outras imagens e, quando fica claro que realmente chegou ao fim, a lágrima presa finalmente escorre de nossos olhos.

Título original: O vento lá fora
Ano de produção: 2013
País de Produção: Brasil
Direção: Marcio Debellian
Duração: 64 minutos
Gênero: Documentário
Idioma Original: Português

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários