Documentário

As melhores frases de “Feminist: What were they Thinking?”

Por Paula - outubro 15, 2018
1851 0
Pinterest LinkedIn

O documentário Feminist: What were they Thinking?, analisa o movimento feminino da década de 1970 através da coleção de retratos feministas capturados pela fotógrafa Cynthia MacAdams.

A proposta do doc  foi realizar quarenta anos depois, um convite para  algumas das mulheres que foram registradas neste período para compartilhar um pouco da sua história na época, e jovens mulheres para analisar as imagens e compartilhar sobre os desafios contemporâneo da cultura feminista.

Jane Fonda

O filme oferece entrevistas sinceras e fascinantes com mulheres como Jane Fonda, Lily Tomlin, Judy Chicago, Kate Millet, Phyllis Chesler e Laurie Anderson abordando temas que vão desde identidade, aborto, raça, infância e maternidade.

Separamos as melhores e mais reflexivas frases que dão corpo ao documentário.

A ascensão do movimento das mulheres era só parte de um movimento que dizia: agora vamos tomar parte do poder.

Você precisa decidir se quer ser professora ou mãe. “

“Beleza é mercadoria. Mulher não precisa de talento.”

“Eu senti o chute embrionário do feminismo, mesmo sabendo que eu não  estava grávida. “

“Nas aulas de filosofia eu sempre levantava a mão para fazer uma pergunta, e o professor nunca me chamava. Claro que eu sabia que isso acontecia porque eu era menina, mas discutir isso na época era quase impossível. “

“Ninguém queria ser vista como sufragista, que eram consideradas mulheres velhas, chatas e que viviam dando problemas. “

“Dos meus amigos, os únicos que usam a  palavra “feminista” são os homens, pois acham que isso os fazem mais legais. “

“Ele me perguntou se eu me considerava  feminista, e eu disse que sim.  A partir daquele momento ele me olhou com horror e muita repulsa, como se eu odiasse os homens.”

“Por que temos medo de mostrar raiva? Por que a raiva é considerada não feminina?”

“Pra mim ser mulher era o fim. Se você queria ter poder e ter sucesso, você deveria ser um menino. “

“Você deve deixar ele ganhar todos os jogos, porque  meninas não ganham.”

“Quando a sociedade lhe impõe : “Seja um boa menina”, isso sugere que você nunca entenderá o que é ser naturalmente boa.  “

“Acabamos vivendo e nos moldando dentro de uma perspectiva  masculina, e nos recuperar disso é muito difícil. “

“Existe algo realmente profundo e não agressivo nas mulheres. É só olhar ao redor, você não vê mulheres correndo pelas ruas armadas. Mulheres tendem a ser pacificadoras. “

“A opressão da mulher tem raízes na religião.”

“Ele falava ” menina”, sempre, ao invés de mulher. E eu precisava corrigir isso.”

“Minha mãe me escreveu: Os homens podem deixar o amor e focar no trabalho, eles sabem bem como compartimentalizar mais as áreas da vida. Não caia na falácia de se apaixonar e desistir tudo por amor. “

“Minha mãe me dizia: Qualquer pessoa que não veja o quão fenomenal e bonita  que você é, que não te valorize como você é de verdade, nao merece dividir o tempo e o espaço com você.  Isso me fez ter dignidade desde cedo e me ajudou a navegar o mundo como uma mulher negra. “

“Se eu vou ser dona de casa o resto da minha vida, eu preciso saber o que eu faço. “

Trecho da campanha publicitária  “Why Study Home Economics?

“Eu estava na faculdade, e lembro de não estar tirando boas notas, e meu pai disse: Ela vai acabar se casando logo, isso não importa.  Isso ainda ressoa nos meus ouvidos. “

“Eu confessei ao padre: Sim, eu estou usando método contraceptivo agora. E ele me me disse: então eu não posso te perdoar. “

“Se a  educação de uma criança do sexo feminino, fosse do tipo que nos mostrasse  que não há limites para as possibilidades, o mundo seria um lugar  bem melhor.”

“Existe um estigma na comunidade negra de que, quando você se identifica como feminista, você se posiciona contra os homens negros, e isto não é verdade.

“Feministas não são compreendidas diante da complexidade e totalidade  de serem mulheres.”

“O corpo nu da mulher deixa de ser reservado somente à pornografia e passa a ser uma fonte de orgulho e de saúde. “

“Só faz dez anos que aprendi que “Não” é uma frase completa, e não precisa de mais nenhuma adicional. “

“Para quem acha que o movimento da libertação feminina é uma piada conectada vagamente a sutiãs queimados e entrar em bares masculinos, eu  confronto esta nação. Trata-se de igualdade de salários e de oportunidades no mercado de trabalho. “

“Queríamos ganhar nossa autonomia, nossos corpos, o direito à nossa voz. Queríamos que nossos direitos fossem aprovados e tornados leis. Queríamos mulheres atrás das câmeras, nossos poemas publicados. (…) a gente queria vencer. “

“Quando você é discriminada como mulher, quando não te deixam ir para a escola em um país porque você é mulher, ou quando te dão um tiro porque você foi à escola, então ser mulher a parte primária da sua identidade. “

“Ainda é difícil ser mulher, e é por isso que ainda precisamos de movimentos feministas, eles precisam existir. “

“Todas nós ganhamos com o fato de existir os movimentos feministas, é assim que avançamos, mantendo nossa autonomia, mas percebendo também que precisamos achar nosso caminho até o outro. Precisamos um do outro, pois estamos todos juntos neste planeta sob os mesmos problemas.”

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários