Dossiê

Lu de Paula e seus Recortes de Cores

“Quero que minha arte continue no olhar do observador. Que seja aberta, no sentido de surpreender e passar uma nova experiência".

Por Equipe Editorial - novembro 17, 2020
42 0
Pinterest LinkedIn

Quando se mudou para Florianópolis em 2001, a artista plástica Lu de Paula, paulistana, encontrou ainda mais motivos para desenvolver a sua arte, que tem a pintura, como sua linguagem principal.

A proximidade com o mar e natureza exuberante lhe trouxe novos significados, pois uniu seu lado nato mais construtivista na pintura, de traços mais marcantes com o fluir das sensações de cores, e formas mais soltas e orgânicas, camadas e sobreposições de diferentes materiais, como colagens e texturas.

Tudo a ver com o seu contexto de mudança de vida, de ciclo, pois, Lu saiu da capital de São Paulo, mais precisamente do bairro Vila Madalena, e foi morar em um local mais tranquilo, próximo da praia, no qual disponibilizou maior tempo também para cursos de dança flamenca e aulas de piano.

“Acredito que a arte é uma extensão das nossas experiências e o meu interesse em cursar dança e música, ampliou o meu fazer artístico. Veio como um mergulho mesmo”, diz a artista.

Suas pinturas nos trazem significados e expressões a cada pincelada. Esta é uma das principais características de seu trabalho, pois dentro de seu estilo de pintura abstrata, mixa informações e referenciais do design, da fotografia, da arquitetura minimalista, como ingredientes fundamentais para seu processo de criação. Sua técnica é mista e usa tinta acrílica, sprays (em algumas delas) texturas e colagens.

Em todos os sentidos;
Em todos os Sentidos. Mixed on canvas, 160 x 110 cm.

“Encontro referenciais também nos artistas construtivistas, pela pureza do abstracionismo e tendência a geometrização. Esse poder de síntese da realidade me interessa. Artistas como Matisse, Rodchenko, Andy Warhol, Daniel Senise entre tantos outros me inspiram”.

Ainda na infância, em São Paulo, começou a traçar seu caminho, de forma autodidata. “Me lembro que com 8 anos, dormia, muitas vezes, com lápis de cor e papel, imaginando acordar de madrugada para desenhar algum sonho. Aos 12 anos, ajudava meu primo em sua confecção de roupas, com serigrafia sobre tecido para o público do skate e surf wear, e isso me despertou também para os esportes mais radicais que pratico, como skate e snowboard. O estar fora do atelier também me interessa no sentido de pesquisa e despertar”, nos conta Lu de Paula.

Quando cursou a Escola Panamericana de Arte em São Paulo, tinha somente 15 anos e isso lhe proporcionou a disciplina e a experimentação em mergulhar nas diferentes técnicas e materiais propostos.

Mais tarde, cursou Artes Plásticas na Universidade UDESC, em Florianópolis. A partir de então, a artista cursou oficinas de pintura e colagem em São Paulo, onde surgiu o interesse em inovar e aliar sua arte junto aos arquitetos e designers. Em 2016, desenvolveu uma coleção autoral de estampas exclusivas a partir de fragmentos de sua arte e participou do projeto Arte na Moda, em Florianópolis. No decorrer dos anos, participou de exposições, feiras de arte e workshops no Brasil e no exterior.

Em seu conjunto de trabalhos, traz como característica a utilização de variações cromáticas e mistura de técnicas. A variação produz uma riqueza visual e cada cor tem seu jeito próprio de acontecer. Trabalha várias obras de uma coleção por exemplo, por períodos de produção. Estas coleções/séries formam um elo entre elas, pois trazem uma poética, rica em significados.

Inside - Lu de Paula
Inside. Mixed on canvas, 90 x 160 cm.

Outra fonte de inspiração são viagens realizadas pelo mundo. Casada com um fotógrafo, ela aproveita as experiências vivenciadas para trazer fluidez em seu processo criativo. Une lazer, pesquisa e produção.

“Quero que minha arte continue no olhar do observador. Que seja aberta, no sentido de surpreender e passar uma nova experiência. As pessoas que admiram a minha arte, sempre têm uma nova sensação e enxergam algo que se identificam, e isso é muito legal quando recebo inúmeros comentários sobre o meu trabalho”.


Obras de Lu de Paula

O desenrolar da série Recortes de Cor mistura volumes e recortes, abrindo espaço para novas movimentações. Mostrar e esconder, os recortes aparecem como janelas, como um jogo que traz dinamismo ao conjunto através das construções e camadas de cores, os azuis e verdes trazem a leveza das cores fluidas em contraste com as linhas geométricas.

Algumas destas, a artista produziu em duas peças (díptico), propositalmente para poder mudar a leitura, ora horizontal, ora vertical.

Vem Comigo Blue
Vem Comigo Blue. Mixed on canvas, 100 x 100 cm cada / Díptico.

Ah, Verde Esmeralda!
Ah, Verde Esmeralda! Mixed on canvas, 90 x 160 cm.

Cube - Lu de Paula
Cube. Mixed on canvas, 100 x 80 cm cada / Díptico

O desenrolar da série Sensations, está ligada ao movimento orgânico do corpo e da natureza, as cores tem uma liberdade nas pinceladas e faz uso de monotipias. É o instante precioso captado em cada momento que a artista destaca. Usa colagens, spray, texturas e tinta acrílica.

In Nature - Lu de Paula
In Nature. Mixed on canvas, 100 x 150 cm.

In Nature II - Lu de Paula
In Nature II. Mixed on canvas, 80 x 150 cm.

Sensations - Lu de Paula
Sensations. Mixed on canvas, 100 x 100 cm.

Exposições Luciane de Paula

Veja mais sobre a artista

Instagram: @ludepaula.art

Site: ludepaula.com


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?


Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica 

(Atenção: Os e-mails podem ir para sua caixa de promoções)

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários