Arte

Andy Warhol | Ícone do pop art e artista multimídia

Saiba como Andy Warhol conseguiu se destacar em diversos campos da arte, principalmente na Pop Arte.

Por Equipe Editorial - janeiro 30, 2020
411 0
Pinterest LinkedIn

Andy Warhol, nome original Andrew Warhola, nasceu dia 6 de agosto de 1928, Pittsburgh, Pensilvânia, EUA – e faleceu em Nova York, cidade onde morava, dia 22 de fevereiro de 1987. Filho de pais imigrantes checoslovacos, Ondrej e Ulja (Julia) Warhola, o artista iniciou sua vida em um bairro da classe trabalhadora de Pittsburgh com seus pais e seus dois irmãos mais velhos, John e Paul.

Quando criança, Andy era inteligente e criativo. Sua mãe, que tinha a arte como um hobbie, incentivou os impulsos artisticos do filho e o presenteou com sua primeira câmera aos nove anos de idade.

Desde muito novo, Warhol sofria de um distúrbio nervoso que frequentemente o mantinha em casa e, durante esses longos períodos, ouvia rádio e colecionava fotos de estrelas de cinema em volta da cama, motivo que incentivou sua mãe a lhe presentar com a câmera que, mais tarde, acrescentou para sua obsessão pela cultura pop e por celebridades.

Quando ele tinha 14 anos, seu pai faleceu, deixando o dinheiro da família especificamente para o ensino superior de seus filhos. Depois de terminar o colegial aos 16 anos em 1945, Warhol estudou no Instituto de Tecnologia Carnegie (hoje Universidade Carnegie Mellon), onde recebeu treinamento formal em design pictórico.


Logo após se formar, em 1949, ele se mudou para Nova York, onde trabalhou como ilustrador comercial. Seu primeiro projeto foi para a revista Glamour, para um artigo intitulado “Sucesso é um emprego em Nova York”.

Durante a década de 1950, Warhol continuou com sua carreira muito bem-sucedida em ilustração comercial, trabalhando para várias revistas conhecidas, como Vogue, Harper’s Bazaar e The New Yorker. Ele também produziu publicidade e vitrines para varejistas locais de Nova York, o que o fez ganhar notoriedade local, chegando a ganhar vários prêmios do Art Director’s Club e do American Institute of Graphic Arts.


Inicio da carreira como artista

No início dos anos 50, Andy reduziu seu nome de Warhola para Warhol e decidiu começar a levar a sério sua carreira como artista. Sua experiência e conhecimento em arte comercial, combinadas com sua imersão na cultura popular americana, influenciaram seu trabalho mais notável.

Em 1952, ele exibiu Quinze Desenhos Baseados nos Escritos de Truman Capote em sua primeira exposição individual na Galeria Hugo, em Nova York.


Em 1960, Warhol começou a usar anúncios e histórias em quadrinhos em suas pinturas. Esses trabalhos, exemplos da arte pop inicial, foram caracterizados por estilos mais expressivos e pictóricos, que incluíam pinceladas claramente reconhecíveis e foram pouco influenciadas pelo expressionismo abstrato.

No entanto, trabalhos subsequentes, como Brillo Boxes (1964), marcariam uma rebelião direta contra o expressionismo abstrato, removendo quase completamente qualquer evidência da mão do artista.

Já em setembro de 1960, depois de se mudar para uma casa na 1342 Lexington Avenue, no Upper East Side de Manhattan, ele iniciou seu período mais produtivo. Por não ter espaço dedicado no estúdio em seu apartamento anterior, onde morava com a mãe, sua mudança foi uma busca de mais espaço para trabalhar.

Continuando com o tema de anúncios e histórias em quadrinhos, suas pinturas durante o início da década de 1960 foram baseadas principalmente em imagens ilustradas de mídia impressa e design gráfico.


Para criar suas telas gráficas em grande escala, Warhol usou um projetor opaco para ampliar as imagens em uma tela grande na parede. Então, trabalhando à mão livre, ele traçava a imagem com tinta diretamente na tela, sem traçar um lápis embaixo. Como resultado, as obras de Warhol do início de 1961 foram geralmente mais pictóricas.

No final de 1961, Warhol começou a pintar suas obras em lata de sopa de Campbell. A série empregou muitas técnicas diferentes, mas a maioria foi criada projetando imagens de origem na tela, traçando-as com um lápis e aplicando tinta.


A serigrafia em sua carreira

Em 1962, Warhol começou a explorar a serigrafia. Esse processo de estêncil envolvia a transferência de uma imagem para uma tela porosa e a aplicação de tinta com um rodo de borracha.

Isso marcou outro meio de pintar enquanto deixava seus traços únicos, como os processos de estêncil usados ​​para criar as imagens da lata de sopa de Campbell. Essa técnica também o permitiu repetir o motivo várias vezes na mesma imagem, produzindo uma imagem em série sugestiva de produção em massa. Frequentemente, ele primeiro estabelecia uma camada de cores que complementava a imagem impressa após a aplicação.

Andy Warhol
Andy Warhol | Baseball, 1962

Suas primeiras pinturas serigrafadas foram baseadas nas faces frontal e traseira das notas de dólar, e ele criou várias séries de imagens de vários bens de consumo e itens comerciais usando esse método. Ele descreveu remessas e manuseio de etiquetas, garrafas de Coca-Cola, etiquetas de latas de café, etiquetas de caixas de sabão Brillo, capas de fósforos e carros.

A partir do outono de 1962, ele também começou a produzir trabalhos de serigrafia, que envolviam a transferência de uma imagem fotográfica nas serigrafias porosas. Seu primeiro foi Baseball (1962), e os que se seguiram costumavam usar imagens banais ou chocantes derivadas de fotografias de tabloides de acidentes de carro e distúrbios de direitos civis, dinheiro e produtos domésticos de consumo.


O sucesso de Andy Warhol

Em 1964, Warhol mudou-se para a 231 East 47th Street, e chamava sua casa de “A Fábrica”. Tendo alcançado um sucesso considerável como artista nesse ponto da sua carreira, ele conseguiu empregar vários assistentes para ajudá-lo a executar seu trabalho, o que marcou um ponto de virada em sua profissão.

Com a ajuda de seus assistentes, o artista se manteve um pouco longe das telas e criar passou a criar imagens repetitivas, produzidas em massa, que pareceriam vazias de significado e implorariam a pergunta: “O que faz da arte, arte?” Essa foi uma ideia introduzida pela primeira vez por Marcel Duchamp, a quem Warhol admirava.

The Factory
A fábrica de Andy Warhol | Andy Warhol na fábrica (1967-1968)

Warhol teve um fascínio ao longo da vida com Hollywood, demonstrado por sua série de imagens icônicas de celebridades como Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor.

Querendo continuar sua exploração de diferentes mídias, Warhol começou a experimentar filmes em 1963. Dois anos depois, após uma viagem a Paris para uma exibição de seu trabalho, ele anunciou que iria se aposentar da pintura para se concentrar exclusivamente no cinema.

Embora ele nunca tenha seguido completamente com essa intenção, ele produziu muitos filmes, a maioria estrelando aqueles a quem chamou de Warholstars, um grupo excêntrico e eclético de amigos que frequentavam a Fábrica e eram conhecidos por seu estilo de vida não convencional.


A carreira cinematográfica e literaria de Andy Warhol

Andy Warhol criou aproximadamente 600 filmes entre 1963 e 1976, com duração de alguns minutos a 24 horas. Ele também desenvolveu um projeto chamado The Exploding Plastic Inevitable, ou EPI, em 1967.

Andy Warhol | Exploding Plastic Inevitable 

O EPI era uma produção multimídia que combinava a banda de rock The Velvet Underground com projeções de filme, luz e dança, culminando em uma experiência sensorial da Performance Art. Warhol também publicava livros de artistas desde a década de 1950, mas seu primeiro livro produzido em massa, o Andy Warhol’s Index, foi publicado em 1967.

Mais tarde, publicou vários outros livros e fundou a Interview Magazine com seu amigo Gerard Malanga em 1969. A revista é dedicada a celebridades e ainda está em produção hoje.

Após um possível envolvimento amoroso com a conhecida Valerie Solanas em 1968, ele decidiu se distanciar de sua comitiva não convencional. Isso marcou o final da cena da fábrica dos anos 1960.


Declínio da carreira do artista

Warhol posteriormente procurou companhia na alta sociedade de Nova York e, durante a maior parte da década de 1970, seu trabalho consistiu em retratos encomendados, derivados de fotografias polaroides impressas.

series mao
Andy Warhol | série Mao

A exceção mais notável a isso é sua famosa série Mao, que foi feita como um comentário sobre a visita do presidente Richard Nixon à China. Sem o glamour e o apelo comercial de seus retratos anteriores, os críticos viam Warhol prostituindo seu talento artístico e viam esse período posterior como um declínio.

No entanto, Warhol via o sucesso financeiro como um objetivo importante. Nesse ponto, ele havia mudado com sucesso de artista comercial para um artista de negócios.

No final dos anos 1970 e 1980, Warhol retornou à pintura e produziu obras que frequentemente se aproximavam da abstração. Sua série de Pintura por Oxidação, feita ao urinar em uma tela de tinta de cobre, ecoou o imediatismo dos expressionistas abstratos e a crueza das pinturas de gotejamento de Jackson Pollock.


Final de carreira

Na década de 1980, Warhol recuperou grande parte de sua notoriedade crítica, em parte devido à sua colaboração com Jean-Michel Basquiat e Francesco Clemente, dois artistas muito mais jovens e de vanguarda.

andy warhol
Andy Warhol; Jean-Michel Basquiat e Francesco Clemente

Nos últimos anos da vida de Warhol, ele se voltou para assuntos religiosos; sua versão da Última Ceia de Leonardo da Vinci é particularmente conhecida. Nesses trabalhos, o artista fundia o sagrado e o irreverente justapondo logotipos ampliados de marcas contra imagens de Cristo e seus apóstolos.

Depois de sofrer complicações no pós-operatório de um procedimento de rotina da vesícula biliar, Warhol morreu em 22 de fevereiro de 1987 aos 58 anos. Ele foi enterrado em sua cidade natal, Pittsburgh. Seu serviço memorial foi realizado na Catedral de St. Patrick, em Nova York, e contou com a presença de mais de 2.000 pessoas.


Veja também:

https://arteref.com/gente-de-arte/20-fatos-sobre-jean-michel-basquiat-que-voce-precisa-saber/

Você quer receber e-books, informações sobre cursos, palestras e mercado de arte?


Fontes:

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários