Como são os cursos superiores e estágios em Artes Visuais?
Entenda como é o curso superior e quais são as oportunidades para quem deseja seguir essa carreira.
Nos dias de hoje, onde o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, ainda mais o mercado para freelancers, uma graduação em nível superior e um diploma que comprove esta graduação são mais do que necessários.
Contudo, dentro das profissões mais comuns para freelancers, ainda é via de regra vermos profissionais autodidatas, que não possuem qualquer tipo de especialização ou qualificação formal comprovada.
Isso pode comprometer demais a atuação profissional e também fazer com que as oportunidades para este tipo de profissional sejam mais escassas.
Geralmente, isso acontece pois a universidade e o estágio irão proporcionar experiências e vivências extremamente necessárias para o destaque profissional no mercado de trabalho.
Por exemplo, o relatório de estágio supervisionado irá proporcionar uma análise e um apanhado geral de tudo que foi visto durante os anos de experiência profissional, podendo analisar todo desenvolvimento pessoal e profissional durante este período.
Obras em Destaque
E o curso superior, por sua vez, irá contribuir com conhecimentos técnicos e teóricos que serão responsáveis pela formação de um profissional de qualidade na área das Artes Visuais.
Levando este contexto em consideração, hoje iremos ver um pouco mais sobre como é possível conseguir um estágio supervisionado na área de Artes Visuais, como é o curso superior nesta área e também quais são as oportunidades para este profissional.
Curso superior e estágios em Artes Visuais
Bem, primeiramente é preciso salientar que para conseguir um estágio na Área de Artes Visuais e para conseguir desenvolver um relatório de estágio pronto para ser avaliado, é necessário que se realize um curso superior ou técnico nesta área.
Conforme publicado em reportagem especial pela plataforma Quero Bolsa, especializada em ensino superior, o curso de Artes Visuais irá formar profissionais capacitados para atuar em questões que requerem as seguintes capacidades:
- Percepção
- Produção
- Crítica
- Análise artística
- Reflexão
Para conseguir ingressar em um curso superior ou técnico nesta área, a maior parte das instituições que oferecem o curso exige, além da prova tradicional, uma prova de aptidão específica, assim como no caso dos cursos superiores de música.
De maneira geral, a duração do curso é de quatro anos, no mínimo e conta com o desenvolvimento de um TCC, ou seja, um Trabalho de Conclusão de Curso para o aluno poder se graduar e obter o grau de bacharel na área.
Além disso, algumas outras instituições de ensino também exigem a realização de um estágio obrigatório, além do desenvolvimento do TCC, para conclusão do curso.
Ainda, os graduandos em Artes Visuais podem trabalhar com fotografia, produção, artes plásticas, crítica, cinema, teatro e música, de acordo com sua especialização ao longo do curso superior.
O mercado de trabalho e as oportunidades para o artista visual
Agora que você já sabe que para atuar como artista visual de maneira qualificada é necessário obter um grau de graduado na área, quais são as possibilidades para o Indús
De acordo com a plataforma Guia da Carreira, especializada em diferentes trajetórias profissionais, o mercado de Artes Visuais tende a crescer cada vez mais, de acordo com o avanço das mídias digitais.
A criatividade e a produtividade são as principais características que as empresas, grupos e outras organizações buscam nestes profissionais. Ou seja, não basta ser criativo, é necessário ser prolífico e produzir bastante.
Algumas das possíveis áreas de atuação e campos para o profissional em Artes Visuais são:
- Indústria Têxtil
- Artes Plásticas
- Realização de Eventos Culturais
- Restauração de Obras
- Multimídia
- Docência
- Curadoria em Museus e Galerias
E diversas outras possibilidades também estão no radar deste profissional, como por exemplo o desenvolvimento criativo para jogos eletrônicos, que tende a ser cada vez mais relevante conforme surgem novas plataformas e dispositivos para jogos.
Qual é a grade curricular e o que é estudado no curso de Artes Visuais?
Por fim, é necessário entender o que é visto ao longo do curso em Artes Visuais para compreender as competências do profissional formado nesta área.
Ainda conforme a plataforma Guia da Carreira, existem algumas disciplinas essenciais para a formação de um artista que estão inclusas neste curso superior, como por exemplo:
- Plástica
- Linguagem do Desenho
- Arte, Filosofia e Estética
- Expressão Artística
- Comunicação Humana
- Linguagem Tridimensional
- História da Arte
Além destas, também existem diversas disciplinas com caráter mais prático que são abordadas ao longo do curso, como Projetos Artísticos, Combinação de Cores e também disciplinas específicas de acordo com a escolha de ênfase do aluno.
Logo, se você pretende ingressar na área das Artes Visuais, busque cursos, especializações e outras qualificações que possam garantir sua permanência neste mercado!