Assim como a educação geral e plena do indivíduo, a educação em arte acontece na sociedade de duas formas:
Somente a arte desenvolve certas áreas do conhecimento, como a percepção visual e auditiva, a expressão corporal, a intuição, o pensamento analógico, concreto e holístico, além da reflexão. Isso acontece no momento em que são exercidas essas práticas artísticas.
Através de pesquisas, em 1970, Dr. Roger Sperry ganhou um prêmio Nobel sobre a lateralidade cerebral. Ele demonstrou que cada hemisfério do cérebro processa de uma forma especial esses estímulos.
Diversos outros cientistas nos anos seguintes, seguindo o caminho que o Dr. Sperry abriu, aprofundaram suas pesquisas, até o momento em que um deles desenvolveu a Teoria das Múltiplas Inteligências, por Howard Gardner.
Ele mostrou que o cérebro lida com inteligências diversas, trabalhando em Harvard University, no Project Zero. O lado esquerdo do cérebro contém as inteligências lógicas e linguísticas, ou seja, o Q.I.
O lado direito contém as inteligências visual, musical e corporal — as inteligências artísticas — e as inteligências inter pessoal e intra pessoal, que Dr. Daniel Goleman posteriormente chamou de Q.E., o quociente emocional.
A arte tem um objetivo maior que a formação de profissionais dedicados a esta área de conhecimento: no âmbito da escola regular, busca oferecer, aos indivíduos, condições para que ele compreenda o que ocorre nos planos da expressão e do significado ao interagir com as artes, permitindo, dessa forma, sua inserção social de maneira mais ampla.
Nesse sentido, os museus são uma ferramenta muito útil para a observação de uma forma mais condensada e intensa de diversas manifestações artísticas — sejam elas da contemporaneidade ou não.
[sibwp_form id=1]
O termo "sétima arte", usado para designar o cinema, foi estabelecido por Ricciotto Canudo no "Manifesto das Sete…
Georgina de Albuquerque foi a primeira pintora brasileira a entrar na École Nationale Supérieure des…
Falsificação de obras de arte é uma prática que se estende há séculos. A História…
A exposição Trabalho Invisível, da artista brasileira Tainá Guedes, chega ao Espaço Cultural Ivandro Cunha…
O MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado…
O manto tupinambá é o ponto central da exposição “Assojaba Tupinambá Umbeumbesàwa: o manto tupinambá…