Categories: Escultura

Estes 7 artistas estão moldando o futuro da cerâmica

Desde a cerâmica pré-histórica, as antigas ânforas gregas, e a ascensão da porcelana na Ásia e na Europa, artistas e artesãos que trabalham com cerâmica têm contribuído para o mundo da arte durante séculos.

As tradições cerâmicas fascinaram, e inúmeros artistas hoje estão mudando a percepção desse material, garantindo que, em forma de um vaso funcional ou uma escultura grandiosa, essa forma de arte receba o devido respeito e reconhecimento.

Abaixo, nós compartilhamos o trabalho de 7 artistas da cerâmica.

Aneta Regel

Inglaterra

©Sylvain Deleu

As esculturas de Regel são inspiradas por figuras humanas e natureza – como a paisagem rochosa do norte da Polônia, onde ela cresceu. Ela procura representar estados de metamorfose, o conflito e a passagem do tempo em suas obras, incorporando objetos diferentes da argila, como rochas vulcânicas e feldspatos.

Yun Hee Lee

Coreia do Sul

Lee retrata histórias, contos de fadas e indivíduos experimentando medo, ansiedade ou desejo. “Eu considero meu trabalho como um anfiteatro onde as histórias são contadas”, diz Lee. As obras resultantes são exuberantes, cenas fantásticas e figuras em porcelana, com padrões intrincados  detalhes de ouro. Muito de seu trabalho recente tem a Comédia Divina de Dante como um ponto de partida, descrevendo a viagem de uma jovem heroína enquanto passa pelo inferno, purgatório, e céu.

Roberto Lugo

Estados Unidos

Fotografia KeneK Photography

Conhecido por seus vasos cerâmicos, com ilustrações de ativistas, figuras políticas e lendas do hip-hop, Lugo tem como objetivo atingir diversas audiências através de seu trabalho. “Minhas experiências como uma minoria indigente mostram minha versão da história americana porto-riquenha”, diz Lugo.

Andile Dyalvane

África do Sul

As obras de Dyalvane que incluem vasos, lâmpadas, mesas e outros móveis de grande porte contêm as ideias dos elementos naturais da Terra, Ar, Fogo e Água, desenvolvendo superfícies intrincadas com formas e cores incisas inspiradas pelas tradições Xhosa e de seus ancestrais.

Geng Xue

China

Atraída pela simbologia e propriedades do material, Geng emprega porcelana para muitas de suas obras, criando belas esculturas figurativas e formas abstratas mais ásperas. Ela aproveita seu significado histórico como um elo entre as tradições orientais e ocidentais.

Ramesh Mario Nithiyendran

Estados Unidos – nascido na Sri Lanka

Sem Título, 2016. Fotografia Simon Hewson.

Explorando a religião organizada, a sexualidade e o gênero, Nithiyendran cria figuras selvagens, irreverentes e esculturas totémicas que terminam com dentes falsos, cabelos humanos, tinta spray e resina. Um ateu, ele se baseia em seu fundo hindu e cristão, bem como a internet e pornografia. “Há uma sensação de que você pode fazer qualquer coisa fora de barro”, diz ele. “De uma perspectiva filosófica, as muitas histórias associadas com o material permitem que você se envolva com o passado, presente e futuro”.

Francisco Brennand

Brasil

Fotografia Fernando Gomes

As esculturas de Brennand apresentam o caráter de tótens, ou se relacionam a signos da tradição popular. Em muitas obras, apresenta criaturas aterradoras, monstros, seres deformados ou que revelam um caráter trágico. Algumas esculturas estão ligadas a rituais de fertilidade, de culturas arcaicas, apresentando um caráter fortemente sexual. Produz figuras que freqüentemente têm um aspecto trágico, cuja estranheza é acentuada pelo acabamento rude. O artista trabalha a cerâmica não só com a forma mas também com a cor.

Conheça a Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Esses são só alguns dos artistas da cerâmica mais conhecidos. Quais outros você acha que deveriam estar na lista? Deixe sua sugestão nos comentários!

Via: Enciclopédia Itaú CulturalArtsy.

https://arteref.com/arte/voce-conhece-as-11-artistas-feministas-dadaistas/

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

View Comments

  • Depois de Brennand não conheço ceramista maior ou melhor do que O Miguel dos Santos.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago