Scott Weaver com uma armação produzida por ele
Quem nunca improvisou jogos com dominós e outros objetos abundantes dentro de casa quando era criança? Já pensou se você tivesse dedicado a sua vida a este entretenimento? Este é o caso de Scott Weaver, um dos artistas mais geniais que alguém poderia conhecer. Uma qualidade intrínseca de todo escultor é a criatividade na hora de escolher os seus materiais. Quanto mais exótico e acessível mais interessante é a sua obra.
Scott usa apenas palitos de dente para criar esculturas impressionantes, seu trabalho mais famoso se parece com um super brinquedo. A melhor forma de apreciar Rolling Through the Bay (Rolando pela Baía) é neste vídeo onde você pode ver bolinhas de pingue-pongue rolando pelas estruturas que ele constrói inspirado na paisagem de São Francisco. Ele nasceu e constituiu sua família nesta cidade da Califórnia.
A obra começou quando o artista decidiu reproduzir a Golden Gate Bridge (famosa ponte de São Francisco) e a Lombard Street em palitos de dente. Hoje completa ela levou 35 anos para ficar pronta, com muitos intervalos para descanso. Foram cerca de 3 mil horas de trabalho usando 100 mil palitinhos que resultaram numa das obras mais complexas que o ArteRef já viu. Para quem não conhece segue uma foto da Golden Gate Bridge do mundo real.
O artista conta em seu portal que começou a montar objetos com palitos aos 8 anos de idade. Suas primeiras obras eram abstratas e tinham de dois a quatro metros de altura. Ele também possui trabalhos individuais como uma escultura de um galeão (espécie de navio à vela). Nem sempre é fácil distinguir onde começa e acaba a sua obra dando a ela um quê de abstracionismo.
http://www.rollingthroughthebay.com/artist.html
https://www.exploratorium.edu/tinkering/tinkerers/scott-weaver
[sibwp_form id=1]
O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…
A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand acaba de conquistar o…
1. O Mito da Globalização e a Realidade dos Números O senso comum sugere que…
Marlene Chade inaugura a exposição 'Poéticas do Silêncio' no dia 16 de dezembro, às 19h,…
Pantone anuncia sua Cor do Ano de 2026 e, como acontece a cada ciclo, movimenta…