Fim de semana em Cabo Frio de Geraldo Marcolini no Paço Imperial

Por Paulo Varella - março 20, 2018
115 0
Pinterest LinkedIn

O Paço Imperial inaugura, dia 21 de março, a exposição Fim de semana em Cabo Frio de Geraldo Marcolini. O artista exibe 15 pinturas a óleo sobre tela, de pequenos, médios e grandes formatos, produzidas entre 2015 e 2018. As obras foram realizadas a partir de imagens fotográficas, tanto pessoais quanto apropriadas pelo artista. Marcolini, que em um momento anterior trabalhou com técnicas de pintura impressa em tons monocromáticos, resgata, nessa nova produção, a cor e a gestualidade. A tinta a óleo ressurge como veículo dessa volta às cores, do gesto, do “inacabado”. Os trabalhos indicam um  interesse pela arquitetura e por paisagens inabitadas, aparentemente anônimas, em sua maioria de piscinas e áreas de lazer de residências, condomínios e clubes.

 

“Lugares de recreação e descanso que evocam o hedonismo vazio dos fins de semana na praia, dos churrascos à beira da piscina das famílias burguesas ou mesmo das pool parties regadas a drogas sintéticas e house music. Títulos como Alugue Temporada (nome de um site imobiliário) e MDMA (tipo de droga sintética) fazem referência direta a esses prazeres de aluguel. Certo aspecto de decadência está presente em algumas obras, sugerido por piscinas vazias ou lodosas, de casas ou hotéis que já viram melhores dias,” explica o artista.

O texto que acompanha e dá título a exposição, uma crônica do escritor e poeta mineiro Paulo Mendes Campos, foi escolhido por exprimir o desencanto e a futilidade dessa busca por alegrias passageiras, fugazes, típicas dos fins de semana na praia.

 

Fim de semana em Cabo Frio | Geraldo Marcolini

Abertura: quarta-feira, 21 de março, às 18h30

Exposição: 22 de março a 27 de maio de 2018

De terça a domingo, das 12 às 18h

Grátis | Livre para todos os públicos

Paço Imperial

Praça XV de Novembro, 48
Centro – Rio de Janeiro

( 21 2220-2991
www.amigosdopacoimperial.org.br

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here