Mostra “Carvão” de Dudu Garcia estreia em São Paulo, na sexta (31)

Por Gabriel Magno - maio 31, 2019
150 0
Pinterest LinkedIn

A capital paulista recebe pela primeira vez a mostra “Carvão”, do artista plástico carioca Dudu Garcia, com abertura nesta sexta (31), às 15h. Com grande força poética e impacto visual o novo trabalho do artista transforma o carvão, ferramenta essencial na arte de desenhar, em sujeito da obra. Na mostra, com curadoria de Marcus Lontra e texto de Hélio Dias Ferreira, o carvão vegetal traduz o negro absoluto, surdo, silencioso e seco. Para a exposição em São Paulo, Dudu apresenta ainda 10 trabalhos inéditos, feito com fuligem e fogo.

Na linguagem de Dudu Garcia, a apropriação do carvão em sua obra revela uma carga simbólica memorável da matéria em transformação. A identidade do carvão é associada também à revolução industrial. projeto da nova exposição surgiu há dois anos, em pesquisa para a Mostra “Carvão-Ouro”, com curadoria de Fernando Cocchiarale

Em um primeiro momento, o foco era na simbologia de dois materiais, o carvão e o ouro, e relação existente entre eles. Na exposição Carvão, estendo os limites da minha pesquisa sobre tal. Apresento uma versão bi-dimensional que evidencia meu interesse pelo Momentum, o estancamento da matéria em transformação e a necessidade de organizar o caos. Já na versão tri-dimensional, a instalação sugere o infinito, o carvão deixou de ser e retorna em nova forma, como a força motriz de todo desenvolvimento da humanidade“,  detalha Dudu Garcia. 

Sobre o artista 

Nascido no Rio de Janeiro, Dudu Garcia cursou a faculdade deDesenho Industrial e desenvolveu grande afeição e intimidade pela arte. Com 18 anos de carreira, o artista plástico tem como principal característica a utilização de materiais orgânicos como pó de pedra, poeira, petróleo, borracha, carvão e limo sobre telas de linho, cânhamo e de algodão. Participou de exposições em importantes museus e galerias como Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Paço Imperial, também no Rio de Janeiro. O artista também já expôs na França, Inglaterra, Bélgica, EUA e Japão.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here