“Katia Maciel – Um quarto de mar” na Pinakotheke Cultural – RJ
A Pinakotheke Cultural, no Rio de Janeiro, abriu para o público a exposição “Katia Maciel – Um quarto de mar”, com quatro poemas-objetos, da série “Cósmicas”, e um filme, todos feitos pela artista especialmente para a mostra.
O texto crítico é da premiada escritora Veronica Stigger, também curadora de exposições, como”Maria Martins: metamorfoses” e “O útero do mundo” (MAM SP).
Katia Maciel criou um site especific para o espaço no segundo andar da Pinakotheke Cultural, onde o público ficará imerso em um ambiente dos sonhos da artista sobre o mar, a partir de um conjunto de quatro poemas-objetos de sua série “Cósmicas”, em espelhos, uma caixa de acrílico branco com impressão azul, e uma maquete da exposição, além do filme “E todos os dias eu sonho com o mar” (2024, 28′).
“É uma exposição intimista, diferente de meus trabalhos com instalações em grande escala”, destaca Katia Maciel. “Dessa vez é uma montagem inspirada na questão do sonho”. A grande biblioteca que cobre duas paredes da sala será coberta por voal, um tecido diáfano, para criar um ambiente etéreo.
O filme “e todos os dias eu sonho com o mar” (2024, 28′), projetado na parede frontal do espaço se expande nos poemas-objetos “Same Page” e “Eclipse”, ambos em espelho com serigrafia fixada com silicone, “Infinito”, papel sobre espelho, todos com 66 cm x 96 cm cada; “Caixa-mar” (2024), caixa de acrílico branco com impressão azul, 30 x 43 cm (díptico), e “Maquete” (2024), madeira, 19,5 cm x 32,7 cm. Todos os trabalhos são de 2024.
Obras em Destaque
Em “Same Page”, a ideia de negativo/positivo aludem aos estados dormindo/acordado, na fluidez entre os estados de consciência e inconsciência trazida pelos sonhos. O espelho, com sua imagem virtual, reforça esta dualidade com o real.
“Em meus trabalhos sempre há um pensamento, uma reflexão sobre a imagem e nossa relação com ela, a percepção que a imagem provoca e que a ela retorna”, diz a artista.
Pela primeira vez em sua produção, Katia Maciel faz uma maquete que reproduz o espaço expositivo, para reforçar a ideia “de um espaço dentro do espaço, não saber o que é sonho e o que é real, para criar uma situação imersiva, ampliada pela cor azul da do filme.
Sobre a Pinakotheke Cultural
Pinakotheke Cultural iniciou suas atividades em 1979, como uma organização especializada no planejamento e na produção de exposições e livros exclusivamente voltados para a história da arte no Brasil.
Embora atuando também no campo editorial, a Pinakotheke Cultural vem estabelecendo variadas linhas de atividade voltadas para o aperfeiçoamento tecnológico e cultural no setor museográfico, atuando na promoção de exposições, catalogação e serviços de preservação e segurança de acervos de obras de arte de acervos públicos e privados.
Serviço
Exposição “Katia Maciel – Um quarto de mar”
Visitação pública: 19 de agosto a 14 de setembro de 2024
Pinakotheke Cultural – Rio de Janeiro. Rua São Clemente 300, Botafogo. Rio de Janeiro – RJ
Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados das 10h às 16h.
Entrada gratuita