Exposições e Eventos

Lançamento: livro Eco-Lógicas Latinas, a nova publicação da Act. Editora

Com design arrojado, a publicação apresenta uma cartografia de artistas e projetos culturais latino-americanos que refletem sobre as conexões entre arte, ecologia e ciência

Por Equipe Editorial - março 23, 2023
65 0
Pinterest LinkedIn

O livro Eco-Lógicas Latinas apresenta uma cartografia de artistas e projetos culturais latino-americanos que articulam o conceito de ecologia por diferentes perspectivas. A publicação trilíngue (português, inglês e espanhol) amplia esse conceito ao apresentar distintas maneiras em que a arte se compromete com as múltiplas lógicas ecológicas da atualidade, considerando o equilíbrio e a relação entre os seres vivos – animais, vegetais, artificiais –, e seus ambientes diretos e indiretos, incluindo o digital. O evento conta com a organização de Fernando Ticoulat e João Paulo Siqueira Lopes, diretores da Act. Editora, e patrocínio do BTG Pactual.

livro Eco-Lógicas Latinas

O livro promove ainda uma análise crítica sobre a contemporaneidade, na qual a imaginação artística e os conhecimentos tradicionais agem como importantes ferramentas para ampliar discussões capazes de inspirar um futuro possível, face ao iminente colapso ambiental provocado pelo progresso e pela ação humana. “Na atual circunstância, a dicotomia entre cultura e natureza é insuficiente para pensarmos as urgências do contemporâneo e, muito menos, alternativas para um futuro que não seja o esgotamento dos recursos da Terra e o fim da vida como a conhecemos. Diante das distopias do porvir, a ação mais urgente é a imaginação, e, por isso, a importância de colocarmos em discussão as práticas artísticas que possam fabular e inspirar caminhos possíveis”, escreve o curador Fernando Ticoulat no prefácio.

A publicação reúne perfis de doze artistas e iniciativas culturais que, através de obras e projetos, refletem sobre o intercâmbio entre arte, ecologia e ciência, e as ressonâncias que a relação humanidade-natureza tem na prática artística contemporânea. Os perfis incluem textos biográficos, comentários sobre obras específicas e um rico conjunto imagético. A publicação apresenta desde o trabalho pós-apocalíptico do artista argentino Adrián Villar Rojas, com instalações como Mi familia muerta (2009), até o projeto Botannica Tirannica (2022), exibido pela artista Giselle Beiguelman no Museu Judaico. Também são apresentados programas de iniciativas como o Museo del Hongo, museu chileno focado em explorar o universo dos fungos, ou o Green Art Lab Alliance, uma aliança global em torno de arte e ecologia.

livro Eco-Lógicas Latinas

Fechando a publicação, a exposição Vitalidades foi concebida pela curadora Beatriz Lemos (MAM Rio), não como um capítulo do livro, mas como uma conversa entre obras como se elas estivessem sendo exibidas em um ambiente físico. A mostra impressa está dividida em três núcleos, nos quais os artistas questionam a ideia de ecologia, construída de forma ocidental, e ampliam os sentidos do termo. Os 16 artistas, em referência aos 16 odus (caminhos, em iorubá) do jogo de búzios, apresentam 16 possibilidades dentro do campo ecológico, explorando múltiplas linguagens contemporâneas. “A escolha das obras veio de trabalhos que eu já conhecia, alguns trabalhos mais antigos, outros mais recentes. O que me interessava ali era compor uma narrativa a partir da ideia de expansão do significado de natureza-meio ambiente-ecologia”, afirma a curadora. As obras do artista paraense Labõ foram comissionadas especialmente para o livro.

livro Eco-Lógicas Latinas

Eco-Lógicas Latinas conta também com um glossário que detalha termos que relacionam ecologia ao continente latino-americano, como Abya Yala, conceito utilizado por povos originários da América Latina para se referirem a este território. Com edição e textos de Fernando Ticoulat, Marina Dias Teixeira e Yasmin Abdalla, a publicação conta com o arrojado projeto gráfico de Lorenzo Lo Schiavo e Cleo Döbberthin (Estúdio Palma) e design de Camila Regueira.

Lista de artistas e iniciativas| Livro Eco-Lógicas Latinas

Adrián Villar Rojas (Argentina), Ana Teresa Barboza (Peru), artes vivas (Paraguai), Camila Marambio (Chile), Elvira Espejo Ayca (Bolívia), Giselle Beiguelman (Brasil), Green Art Lab Alliance (Global), Maria Thereza Alves (Brasil), Museo del Hongo (Chile), Silo – Arte e Latitude Rural (Brasil), Uýra Sodoma (Brasil) e Vivian Suter (Argentina).

Lista de artistas| Exposição Vitalidades

Astrid González, Carolina Caycedo, Castiel Vitorino Brasileiro, Dan Lie, Dani d’Emilia & Vanessa Andreotti, Davi de Jesus do Nascimento, Diambe, Edgar Calel, El Departamento de la Comida, Elvira Espejo Ayca, Jaider Esbell, Jonas Van & Juno B, Labõ, Linga Acácio e Rubiane Maia.

Lançamento do livro Eco-Lógicas Latinas

Já disponível nas livrarias, a publicação será lançada fisicamente, no dia 25 de março, às 10h, no Goethe-Institut, em São Paulo. O evento, que faz parte do Circuito SP-Arte, contará com a participação das artistas visuais Maria Thereza Alves e Giselle Beiguelman, que discutirão temas urgentes na prática artística latino-americana, como conservação ambiental e decolonização da linguagem.

Sobre a Act. Editora

Criada pela Art Consulting Tool, consultoria que preenche diversas lacunas do mundo da arte, a Act. Editora tem como missão fomentar o debate contemporâneo em torno das artes e do design por meio de publicações com projetos gráficos e conteúdo de excelência, sempre disponíveis em mais de um idioma. Desde 2018, a casa editorial conduz pesquisas de fôlego em torno da teoria e da prática de artistas emergentes e estabelecidos, bem como de instituições do Brasil e do mundo, sobretudo no contexto latino-americano.

Serviço

Lançamento do livro Eco-Lógicas Latinas
25 de março, sábado, das 10h às 12h30
Goethe-Institut: Rua Lisboa, 974 – Pinheiros

Ficha técnica

Editora: Act. Editora
Idiomas: Português | Inglês | Espanhol
Preço: R$ 200
Páginas: 232 pp.
Formato: 21,9 x 31 x 2,3 cm
Encadernação: Capa dura
Peso: 1,3 kg
ISBN: 978-85-471-0653-9
Organização: Fernando Ticoulat e João Paulo Siqueira Lopes
Textos e edição: Fernando Ticoulat, Marina Dias Teixeira, Yasmin Abdalla
Curadora convidada: Beatriz Lemos
Projeto gráfico: Lorenzo Lo Schiavo e Cleo Döbbertin (Estúdio Palma)
Design: Camila Regueira

Leia também: Livro reúne obras do artista Dalton Paula

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários