Obra “DISPONÍVEL”, de Leandra Espírito Santo, é destaque no MAC-Niterói
Leandra Espírito Santo, artista contemporânea carioca, está com sua instalação “DISPONÍVEL” em exposição no MAC-Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói), em comemoração aos 27 anos da instituição. A obra ocupa a área externa do museu até o dia 26 de novembro.
Inspirada nos letreiros presentes em diversos pontos turísticos e em grandes empreendimentos imobiliários, a artista instala uma escultura de 10 metros de largura com a palavra DISPONÍVEL diante do icônico edifício de Oscar Niemeyer. O projeto conta com texto crítico de Icaro Ferraz Vidal Jr.
A obra investe nas ambiguidades que resultam do deslocamento da palavra DISPONÍVEL por diferentes contextos paisagísticos e arquitetônicos. Por um lado, a instalação evoca toda uma problemática relacionada às questões urbanas e à especulação imobiliária; por outro, literaliza a disponibilidade da instituição que acolhe o trabalho em relação à artista e ao seu público.
“Contemporaneamente, assistimos à proliferação, por todo o mundo, de letreiros posicionados diante de pontos turísticos, incrementando seus coeficientes de instagramabilidade. Tal fenômeno pode ser lido à luz das mudanças nas relações entre os corpos e as cidades, que passam a ser ostensivamente mediadas pelas telas de celulares e computadores e pelas plataformas de redes sociais”, destaca Icaro Ferraz Vidal Jr., no texto crítico dedicado ao projeto.
A produção recente de Leandra Espírito Santo é fortemente marcada pela apropriação de signos e imagens que mediam nossos corpos e subjetividades nas diferentes plataformas de rede social que frequentamos. Isso agrega mais um sentido à palavra monumentalizada pela artista: DISPONÍVEL também é uma configuração de status que podemos associar a nossos avatares online quando podemos/queremos conversar.
Obras em Destaque
Interação com o público – cartão postal e Instagram
No próximo dia 30 de setembro (sábado), será lançado será lançado um cartão postal de distribuição gratuita, com imagem da obra “DISPONÍVEL” no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. A ação é um desdobramento conceitual da obra, que visa criar uma interferência no imaginário clássico desse ponto turístico da cidade, gerando outra forma de apreensão e circulação paralela da obra, ampliando seu público para além do local onde está sendo realizada.
Outra proposta de interação do projeto é um QR-Code trazendo os dados da instalação, disponibilizado nos dispositivos interativos do MAC, que acompanha a obra. Esse QR-Code também está vinculado ao perfil do Instagram da artista @leandra_holyghost. O público que se fotografar com a obra poderá enviar suas fotos para serem postadas nesse perfil.
Itinerância em pontos turísticos
O MAC-Niterói é a segunda instituição a expor esta obra de Leandra Espírito Santo. Em setembro de 2021, o Complexo Fepasa, em Jundiaí (SP), apresentou a enigmática escultura em sua área externa, desencadeando, ainda sob a atmosfera pandêmica, uma série de especulações sobre o sentido do trabalho que, para além de sua presença material no local, circulou através de cartões postais e postagens em redes sociais. O projeto foi resultado do prêmio que a artista recebeu dentro do PROAC LAB SP 2020.
“Originalmente investidos das funções de salvaguarda patrimonial e construção de memória, os museus contemporâneos são confrontados a novos desafios, que incluem, para além dos aspectos estruturais ligados à preservação e exposição de seus acervos, a necessidade de se abrirem, enquanto espaços de convivialidade, constituição de laços sociais e criação de comunidades”, defende Icaro.
Sobre a artista Leandra Espírito Santo
Leandra Espírito Santo (Nascida em Volta Redonda -RJ, vive e trabalha em São Paulo – SP.)
Leandra Espírito Santo é artista visual e desenvolve trabalhos híbridos a partir de meios como performance, vídeo, fotografia e linguagens tridimensionais. Em sua produção, vem refletindo sobre a relação entre corpo e tecnologias, assim como sobre o universo das relações em redes sociais. É doutora e mestra em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/ USP, SP), e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF/ Niterói, RJ).
Em 2023, produziu obra inédita para o espetáculo imersivo “Autorretrato”, dirigido por Felipe Hirsch, e integrou pelo segundo ano a comissão de seleção e curadoria do Parque de Esculturas da Secult Espírito Santo. Em 2022, participou da Bienal do Mercosul com a obra multimídia “Re-member” – comissionada a partir da primeira chamada aberta da mostra. Em 2021, realizou a intervenção urbana “Disponível” – projeto contemplado pelo Prêmio Histórico em Artes Visuais do PROAC LAB SP. Iniciou sua carreira em 2010, tendo sido finalista no Prêmio EDP nas Artes – Instituto Tomie Ohtake, e, desde então, vem participando de exposições e prêmios no Brasil, e em países como, França, Inglaterra, México e Portugal.
Ficha técnica
Disponível, de Leandra Espírito
Instalação pública
Letreiro com a palavra “disponível” pintado de branco, no tamanho total: 10 m (larg) x 168 cm (alt) x 40 cm (prof)
Serviço
Lançamento Cartão Postal “DISPONÍVEL”
Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Lançamento: 30 de setembro de 2023.
Exposição: Até 26 de novembro de 2023.
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói – RJ, 24210-390
Horário de Funcionamento MAC Niterói:
Galeria | De terça a Domingo, das 10h às 18h (entrada até 17:30).
Pátio | Diariamente das 9h às 18h.
Leia também Galeria Aliança Francesa, no RJ, abre exposição de Sebastião Salgado