Exposições e Eventos

Obra “DISPONÍVEL”, de Leandra Espírito Santo, é destaque no MAC-Niterói

Por Equipe Editorial - setembro 26, 2023
232 0
Pinterest LinkedIn

Leandra Espírito Santo, artista contemporânea carioca, está com sua instalação “DISPONÍVEL” em exposição no MAC-Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói), em comemoração aos 27 anos da instituição. A obra ocupa a área externa do museu até o dia 26 de novembro.

Inspirada nos letreiros presentes em diversos pontos turísticos e em grandes empreendimentos imobiliários, a artista instala uma escultura de 10 metros de largura com a palavra DISPONÍVEL diante do icônico edifício de Oscar Niemeyer. O projeto conta com texto crítico de Icaro Ferraz Vidal Jr.

A obra investe nas ambiguidades que resultam do deslocamento da palavra DISPONÍVEL por diferentes contextos paisagísticos e arquitetônicos. Por um lado, a instalação evoca toda uma problemática relacionada às questões urbanas e à especulação imobiliária; por outro, literaliza a disponibilidade da instituição que acolhe o trabalho em relação à artista e ao seu público.

Leandra Espírito Santo
Obra “Disponível” MAC-Niterói, de Leandra Espírito Santo, no Instagram da atriz Natália Lage

“Contemporaneamente, assistimos à proliferação, por todo o mundo, de letreiros posicionados diante de pontos turísticos, incrementando seus coeficientes de instagramabilidade. Tal fenômeno pode ser lido à luz das mudanças nas relações entre os corpos e as cidades, que passam a ser ostensivamente mediadas pelas telas de celulares e computadores e pelas plataformas de redes sociais”, destaca Icaro Ferraz Vidal Jr., no texto crítico dedicado ao projeto.

A produção recente de Leandra Espírito Santo é fortemente marcada pela apropriação de signos e imagens que mediam nossos corpos e subjetividades nas diferentes plataformas de rede social que frequentamos. Isso agrega mais um sentido à palavra monumentalizada pela artista: DISPONÍVEL também é uma configuração de status que podemos associar a nossos avatares online quando podemos/queremos conversar.

Interação com o público – cartão postal e Instagram

No próximo dia 30 de setembro (sábado), será lançado será lançado um cartão postal de distribuição gratuita, com imagem da obra “DISPONÍVEL” no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. A ação é um desdobramento conceitual da obra, que visa criar uma interferência no imaginário clássico desse ponto turístico da cidade, gerando outra forma de apreensão e circulação paralela da obra, ampliando seu público para além do local onde está sendo realizada.

Leandra Espírito Santo
Cartão postal com imagem da Obra “Disponível” MAC-Niterói, de Leandra Espírito Santo

Outra proposta de interação do projeto é um QR-Code trazendo os dados da instalação, disponibilizado nos dispositivos interativos do MAC, que acompanha a obra. Esse QR-Code também está vinculado ao perfil do Instagram da artista @leandra_holyghost. O público que se fotografar com a obra poderá enviar suas fotos para serem postadas nesse perfil.

Itinerância em pontos turísticos

O MAC-Niterói é a segunda instituição a expor esta obra de Leandra Espírito Santo. Em setembro de 2021, o Complexo Fepasa, em Jundiaí (SP), apresentou a enigmática escultura em sua área externa, desencadeando, ainda sob a atmosfera pandêmica, uma série de especulações sobre o sentido do trabalho que, para além de sua presença material no local, circulou através de cartões postais e postagens em redes sociais. O projeto foi resultado do prêmio que a artista recebeu dentro do PROAC LAB SP 2020.

“Originalmente investidos das funções de salvaguarda patrimonial e construção de memória, os museus contemporâneos são confrontados a novos desafios, que incluem, para além dos aspectos estruturais ligados à preservação e exposição de seus acervos, a necessidade de se abrirem, enquanto espaços de convivialidade, constituição de laços sociais e criação de comunidades”, defende Icaro.

Sobre a artista Leandra Espírito Santo

Leandra Espírito Santo (Nascida em Volta Redonda -RJ, vive e trabalha em São Paulo – SP.)

Leandra Espírito Santo
Artista Leandra Espírito Santo

Leandra Espírito Santo é artista visual e desenvolve trabalhos híbridos a partir de meios como performance, vídeo, fotografia e linguagens tridimensionais. Em sua produção, vem refletindo sobre a relação entre corpo e tecnologias, assim como sobre o universo das relações em redes sociais. É doutora e mestra em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/ USP, SP), e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF/ Niterói, RJ).

Em 2023, produziu obra inédita para o espetáculo imersivo “Autorretrato”, dirigido por Felipe Hirsch, e integrou pelo segundo ano a comissão de seleção e curadoria do Parque de Esculturas da Secult Espírito Santo. Em 2022, participou da Bienal do Mercosul com a obra multimídia “Re-member” – comissionada a partir da primeira chamada aberta da mostra. Em 2021, realizou a intervenção urbana “Disponível” – projeto contemplado pelo Prêmio Histórico em Artes Visuais do PROAC LAB SP. Iniciou sua carreira em 2010, tendo sido finalista no Prêmio EDP nas Artes – Instituto Tomie Ohtake, e, desde então, vem participando de exposições e prêmios no Brasil, e em países como, França, Inglaterra, México e Portugal.

Ficha técnica

Disponível, de Leandra Espírito
Instalação pública
Letreiro com a palavra “disponível” pintado de branco, no tamanho total: 10 m (larg) x 168 cm (alt) x 40 cm (prof)

Serviço

Lançamento Cartão Postal “DISPONÍVEL”
Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Lançamento: 30 de setembro de 2023.
Exposição: Até 26 de novembro de 2023.
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói – RJ, 24210-390
Horário de Funcionamento MAC Niterói:
Galeria | De terça a Domingo, das 10h às 18h (entrada até 17:30).
Pátio | Diariamente das 9h às 18h.

Leia também Galeria Aliança Francesa, no RJ, abre exposição de Sebastião Salgado

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários